MAIORIA DAS CÂMARAS NÃO ESTÁ COM O POVO

Outra constatação feita pela Caravana é de que a maioria dos vereadores não sabe qual o seu papel. A conclusão foi de que muitos vereadores não distinguem as funções legislativa da executiva. Se elegem prometendo construir pontes, casas, postos de saúde e realizar outras tarefas que são típicas do Poder Executivo. Quase nunca os candidatos a vereador falam em fiscalizar a aplicação dos recursos públicos ou em elaborar leis que possam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A população, igualmente desinformada, acaba cobrando dos vereadores aquilo que eles não podem lhe dar.
Para o presidente da organização não-governamental de combate à corrupção Associação dos Amigos de Januária (ASAJAN), Fábio Oliva, que acompanhou a caravana, esse estado de coisas acaba transformando os vereadores numa espécie de despachantes de luxo. “Como não legislam e nem fiscalizam, sobra para os vereadores apenas a tarefa de apresentar requerimentos e indicações que, quase sempre, não são atendidos pelos prefeitos”, ele diz. Com isso, sublinha o presidnete da ASAJAN, os vereadores acabam representando um enorme gasto para o erário, restringindo suas atividades à denominação de ruas e concessão de títulos e homenagens.
“Isso é muito pouco retorno em relação à despesa que dão aos contribuintes”, arrematou. Para não ficarem tão mal perante a opinião público, muitos vereadores partem para o assistencialismo barato, pagando contas de água, luz e medicamentos para seus eleitores e realizando o transporte de doentes.
(...) Em todas as Câmaras Municipais a Caravana “Todos Contra a Corrupção” deixou um exemplar para cada vereador do livro “Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil”, feito pela ONG denominada Amigos Associados de Ribeirão Bonito/SP (AMARRIBO). Nele estão indicadas as formas mais comuns de cooptação de vereadores pelos prefeitos. Entre elas a contratação sem concurso de parentes de vereadores e até o pagamento de “mensalinhos” para que os edis aprovem todas as matérias oriundas do Executivo, inclusive as prestações de contas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário