Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

12 de nov. de 2006

Coluna Em Cima da Notícia - 12-11 - Jornal de Notícias

JULGAMENTO SUSPEITO - Condenado em processo de injúria, movido pelo senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), o sociólogo Emir Sader, vê ligações da sentença com o momento político. “Expressei minha indignação diante da forma com que as elites brancas tratam o povo, referindo-se a ‘raça’, ‘corja’, ‘gentalha’, ‘populacho’ e qualificativos dessa ordem”, diz ele..

ARAUTO DO NADA – Estranho aquele artigo de um arauto do nada, com críticas levianas sobre o autor desta coluna. Primeiro não citei nome de ninguém, quando sugeri ao Ministério Público para ajuizar ações contra candidatos de mentirinhas, para devolver ao erário, as licenças remuneradas. Segundo, o debate começou na internet e é lá que ele deveria terminar. Mas uma coisa eu não posso reclamar, meu blog: www.luiscarlosgusmao.blogspot.com, bateu recorde de visitas.

BASE – O movimento “Reaja PT”, cresce a cada dia na cidade. A insatisfação é geral com a forma que o partido vem sendo tratado e orquestrado por algumas tendências.

UNIMONTES – Depois da eleição para reitor, onde PC ganhou disparado, agora é a vez da eleição dos dissentes disputarem o DCE. Hilário Bispo, da chapa contra-ponto, está confiante na vitória. Depois, vem a eleição dos docentes. Gy Reis prepara o terreno para reassumir a Adunimontes. Ele já conta com a adesão de professores de todos os departamentos.

AI-5 - O projeto de lei que obriga a identificação dos usuários da internet antes de iniciarem qualquer operação que envolva interatividade, como envio de e-mails, conversas em salas de bate-papo, criação de blogs, captura de dados (como baixar músicas, filmes, imagens), entre outros, vem dando pano pra manga. O relator do projeto é o criador do valérioduto, senador Eduardo Azeredo (PSDB), ex-governador de Minas Gerais. Ele trata a rede como se ela fosse um ônibus, estádio, ou cinema onde uma catraca controla o acesso das pessoas. Para se ter uma idéia do absurdo da proposta apresentada por Eduardo Azeredo, basta imaginar que se o mesmo princípio fosse aplicado ao telefone, todos os brasileiros teriam que apresentar CGC ou CPF antes de fazer uma ligação.

REAÇÃO - Circulam pela internet centenas de cartas, manifestos e abaixo-assinados exigindo a democratização da mídia. Todavia, por mais válidos que sejam esses protestos, só existe uma maneira eficaz de fazer os donos dos grandes meios de comunicações sentirem o peso da nossa indignação: secar suas fontes de renda! Afinal, a única coisa que eles realmente respeitam e veneram é o dinheiro...

SAÚDE – Recupera-se bem depois de um susto na família e nos amigos, o músico Eltomar Santoro Júnior, autor da Rapariga do Bom Fim.

ASSALTOS – Na BR 135, no trecho entre Manga e Montalvânia, o número de assalto é assustador. Devido à precariedade da estrada, os carros andam lentamente, favorecendo a ação dos larápios. O advogado Anfrísio, foi surpreendido dia desses por uma dupla de assaltantes, que jogaram uma tora de aroeira no meio da estrada e surrupiou toda sua grana.
CLI – Os vereadores de Montes Claros, envolvidos na operação “pombo correio” da PF, ganharam uma grande oportunidade de provarem suas inocências. Basta concordarem com o abaixo-assinado entregue ao presidente Ildeu Maia pelas entidades sociais, solicitando a abertura de uma Comissão Legislativa de Inquérito. No documento, as entidades solicitam apuração das denúncias de corrupção envolvendo vereadores que utilizaram notas frias dos Correios na prestação de contas.

REELEIÇÃO - Esta história de reeleição realmente tem que acabar. Ninguém agüenta eleição de dois em dois anos e a máquina pública funcionando somente neste período. Isso serve também para as ONGs, Sindicatos, Associações... O engraçado é que são eles que mais defendem esta tese. Mas só para os prefeitos, governadores e presidente. Né CAA, Grande Sertão...
JORNAL – O Brasil precisa de um jornal de esquerda. Pelo menos um.
Outro dia, no programa do Observatório da Imprensa na TV Cultura / TVE, durante um debate sobre os rumos da mídia, o sociólogo Laurindo Leal Filho levantou uma questão da maior importância. Falou da necessidade de se criar um grande jornal "de centro-esquerda" no Brasil. A dificuldade para se criar um grande jornal de esquerda no Brasil é bastante simples de ser compreendida. O dinheiro está com a direita, e um grande jornal precisa de dinheiro. Muito dinheiro. Ainda assim, o Brasil precisa de um jornal de esquerda, democrático. A imprensa de centro-direita e direita não atende à necessidade do país.
DESERTO VERDE - As árvores da sede - Um pé de eucalipto de 15 metros de altura é capaz de absorver cerca de 3,6 mil litros de água no ano. Três vezes do que a média de chuva no Pampa gaúcho. Isso significa que o deserto por aqui chegará muito mais rápido do que imaginamos.

RÁDIO – A Expressão FM agora é também patrimônio de Ruy. Já a Metrópole, é do trio Peré, Giló e Girleno.

APAS – A Associação de Promoção e Ação Social – APAS, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como missão o atendimento a famílias pobres. E qualquer ajuda à entidade, pode ser abatida no Imposto de Renda. Mais informações: 3229 3167 ou 3229 3166.

EL DIABLO PERDEU! - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, comemorou a "surra" recebida pelo Partido Republicano nos Estados Unidos. Para Chávez, a vitória democrata foi um "voto de castigo" às políticas de George W. Bush.
"É um castigo sem dúvida contra a guerra do Iraque, contra os escândalos de corrupção que rondaram o governo dos EUA".

POSSE DE LULA – Vários ônibus de Montes Claros estão sendo reservados para levar militantes petistas para a posse do Presidente Lula. O valor da passagem é 85,00 reais. Contato com Eduardo Fonfon: 9195 1843.

PORTA VOZ - O deputado eleito Paulo Guedes, transferiu sua residência para Montes Claros e quer ajudar a estruturar seu partido nesta cidade.

CAÇOTE – Ninguém quer virar isca para peixe. Mas o mundo de hoje também não permite este tipo de atitude, e ninguém é mais homem do que o outro.

CANDIDATURAS BRANCAS – Falei nas colunas anteriores, que o Ministério Público precisava agir com mais rigor contra aqueles que aproveitam as brechas da lei para ficar 4 meses de papo pro ar, ganhando às custas do erário, toda vez que tem eleição. Segundo o Promotor de Justiça Eleitoral, Dr. Fernando Torres, a lei permite este tipo de abuso. “É imoral, mas infelizmente é legal”. Neste caso, é preciso então, pressionar o congresso para mudar a lei e acabar com esta farra.

ARTIGO - Se alguém quiser contestar qualquer comentário desta coluna, que use a própria coluna. Mesmo que seja judicialmente. Assim não dá!

O MEU BLOG É LIVRE - Abaixo de cada notícia tem um espaço para qualquer um fazer seus comentários, basta clicar em “comments” e escrever o que quiser. www.luiscarlosgusmao.blogspot.com.

Nenhum comentário: