Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

27 de fev. de 2007

Dez anos da morte do montes-clarense Darcy Ribeiro


Hoje, o Senado Federal realiza sessão especial pela passagem dos dez anos do falecimento do educador, antropólogo, sociólogo e senador Darcy Ribeiro.
O requerimento para realização da homenagem, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi aprovado pelo Plenário no último dia 13.
Relator no Senado da matéria que deu origem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB (Lei 9.394/1996), Darcy coordenou a discussão no Congresso Nacional e deu forma à lei. Sancionada em dezembro de 1996, ficou conhecida como Lei Darcy Ribeiro.
Darcy Ribeiro deu atenção à qualificação do Magistério. Uma contribuição essencial foi a criação dos Institutos Superiores de Educação (ISEs), dedicados à formação de professores. Segundo a LDB, cabe aos ISEs oferecer o curso normal superior para formar professores de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Semelhantes ao antigo normal do nível médio, eles propiciam um estudo mais amplo e aprofundado, como num curso universitário. Esse investimento era, segundo ele, essencial à melhoria da educação.
"Um professor bem preparado, estimulado e provido de um mínimo de material didático foi sempre uma peça-chave nas escolas que alfabetizaram o mundo", dizia o educador.

Nenhum comentário: