Esta barragem está em pé a 15 anos e desde então os peixes não sobem mais o rio. Os peixes do São Francisco não desovam mais no Itacarambi. O Povo Indígena Xakriabá era quem beneficiava com esses peixes, através de sua pesca artesanal. Este é também o rio que faz a divisão geográfica entre os Municípios de São João das Missões e Manga.
O proprietário do Latifúndio, Gabriel Donato de Andrade, construiu a barragem para irrigação de suas pastagens. E da mesma forma construiu grupos como o Grupo Andrade Gutierrez e a Colonial Agropecuária, entre muitas outros.Pelo fato de ter na Prefeitura de Missões uma gestão popular, e alguns membros, como o chefe do Departamento de Meio Ambiente com compromisso com as lutas, pela primeira vez acontece uma mobilização consistente contra essa barbaridade.
Já foi enviado um ofício para o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Coordenadoria das Promotorias do Rio São Francisco e Sub-Bacia do Rio Verde Grande - ao Sr. Paulo César Vicente de Lima - Promotor de Justiça e Coordenador).
Discutimos que seria interessante comunicar aos movimentos sociais, entidades, comissões de Minas Gerais para agluitinar a força suficiente se fazer justiça e proteger e povo e as pessoas que estão puxando esta mobilização.
Está sendo feito também um abaixo-assinado, que enviamos uma cópia em anexo. Envio também as fotos da barragem, tiradas em julho de 2005. Informou o Departamento Municipal de Meio Ambiente de São João das Missões em 08/02/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário