Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

9 de fev. de 2007

Denúncia de crime ambiental na Região Xakriabá

O Departamento Municipal de Meio Ambiente junto da comunidade identificou no ano passado em um latifúndio vizinho da cidade de São João das Missões, uma barragem construída no leito do rio Itacarambi, afluente do São Francisco.
Esta barragem está em pé a 15 anos e desde então os peixes não sobem mais o rio. Os peixes do São Francisco não desovam mais no Itacarambi. O Povo Indígena Xakriabá era quem beneficiava com esses peixes, através de sua pesca artesanal. Este é também o rio que faz a divisão geográfica entre os Municípios de São João das Missões e Manga.
O proprietário do Latifúndio, Gabriel Donato de Andrade, construiu a barragem para irrigação de suas pastagens. E da mesma forma construiu grupos como o Grupo Andrade Gutierrez e a Colonial Agropecuária, entre muitas outros.Pelo fato de ter na Prefeitura de Missões uma gestão popular, e alguns membros, como o chefe do Departamento de Meio Ambiente com compromisso com as lutas, pela primeira vez acontece uma mobilização consistente contra essa barbaridade.
Já foi enviado um ofício para o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Coordenadoria das Promotorias do Rio São Francisco e Sub-Bacia do Rio Verde Grande - ao Sr. Paulo César Vicente de Lima - Promotor de Justiça e Coordenador).
Discutimos que seria interessante comunicar aos movimentos sociais, entidades, comissões de Minas Gerais para agluitinar a força suficiente se fazer justiça e proteger e povo e as pessoas que estão puxando esta mobilização.
Está sendo feito também um abaixo-assinado, que enviamos uma cópia em anexo. Envio também as fotos da barragem, tiradas em julho de 2005. Informou o Departamento Municipal de Meio Ambiente de São João das Missões em 08/02/2007

Nenhum comentário: