Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

11 de fev. de 2007

Coluna Em Cima da Notícia - Jornal de Notícias de Montes Claros

Luís Carlos Gusmão 11/02/2007
INÉRCIA – Os gerentes dos órgãos federais na cidade, em quase sua totalidade, são inoperantes diante das causas sociais. Os bancos e os correios, principalmente. Na segurança, mesmo sendo os principais alvos dos bandidos, eles não contribuem em nada para melhorar este setor. Na cultura, nem se fala. A Secretaria Municipal de Cultura, por exemplo, há tempo vem reivindicando dos Correios o patrocínio do selo de aniversário dos 150 anos de Montes Claros, em vão. Talvez esteja na hora da cidade exigir novos gerentes e diretores com mais responsabilidades sociais com o povo de Montes Claros.

CELEUMA – O Banco Itaú não tem estrutura física e nem humana para atender todos os servidores da rede estadual e municipal, além dos seus outros clientes. Todo 5º dia útil de cada mês é um deus nos acuda. Um desrespeito ao servidor. Nada funciona. É um verdadeiro caos. A única forma de o servidor ser respeitado é rapar o tacho, retirando toda a grana e depositando em outro banco, que prometer um tratamento respeitoso e digno.

VAGABUNDO - O governador José Serra (PSDB), tinha estratégia traçada para barrar a tentativa de Geraldo Alckmin se viabilizar novamente como candidato à presidência em 2010. Alckmin planeja ser prefeito de São Paulo e assim alavancar sua candidatura. Serra, por sua vez, tinha a intenção de apoiar seu ex-vice, que herdou a Prefeitura de suas mãos, Gilberto Kassab (PFL). Mas Kassab se auto-inviabilizou, arrastado para o fundo do poço - ou do buraco do metrô esta idéia, ao chamar os manifestantes de vagabundos. Foi atacado pelo espírito de porco de FHC, quando usou este mesmo argumento com os aposentados.

COMPRA DE VOTOS – A ONG Transparência política encomendou uma pesquisa sobre a compra de votos no Brasil. As ofertas de compra de votos atingiram níveis alarmantes nas eleições de 2006. Mais de 8,3 milhões de eleitores foram procurados para vender seu voto. Isso acontece, porque a impunidade é visível.

IMPUNIDADE - Você conhece algum prefeito, vereador, deputado... que foi denunciado pelo Ministério Público ou condenado pela Justiça de 1ª Instância e perdeu o mandato? O problema da corrupção eleitoral pode ser da justiça de 2ª e 3ª Instância, que tem na maioria de seus membros, desembargadores e ministros, indicados pelos governadores e presidentes e acabam ficando com rabo preso.

AFRONTA – O prédio do CESU virou estacionamento para carros de vários membros do Poder Judiciário. Precisa comentar?

DEU UPA - Dom Geraldo pendurou as chuteiras. Agora quem vai guiar as ovelhas da arquidiocese de Montes Claros é Dom José Alberto, que foi nomeado pelo Papa Bento VI como o novo arcebispo de M. Claros. Dom Alberto, para não falar Dom José, foi ordenado em 1971 e sagrado bispo em 1990.
Que seja bem vindo com uma homilia coerente com a prática.

FRAUDE – A Copasa legitima fraude de prefeituras e o Ministério Público tudo presencia e nada faz. Em um ano, a Copasa legitimou por convênio fraude equivalente a 50% de sua movimentação financeira. De posse dos “convênios”, os prefeitos dão início as mais variadas e corruptas práticas possíveis, não sendo raro o “prestígio” das empreiteiras junto ao governo. Nas licitações realizadas pelas prefeituras tudo é permitido. As empresas combinam preços, fazem editais dirigidos, enfim, longe do alcance de qualquer fiscalização, fazem o que querem. A denuncia é do Portal Novo Jornal (www.novojornal.com.br)

DNA – O vereador Athos Mameluque manda nota para a coluna para provar que é o pai da criança, sobre a Usina de Biodiesel. Segundo o vereador, o comentário semana passada dizendo que agora todo mundo quer ser o pai da criança, inclusive Athos ( vereador), não procede. “Forneço algumas informações que o ajudará a conhecer de perto os procedimentos que terminaram por fazer o Presidente Lula escolher Montes Claros para sediar uma das 5 Usinas de Biodiesel da Petrobrás. Meu primeiro discurso como vereador, levantei a bandeira , visto que pertenci ao ramo de combustíveis por 12 anos, sendo conhecedor do assunto, (...). Não se esqueça que Montes Claros teve a Primeira Bomba de Biodiesel do interior do Brasil , fruto do nosso trabalho, e que foi manchete em toda a imprensa nacional. Tenho certeza que o vínculo que hoje nos une, essa colisão PT-PMDB, frutifique e que juntos possamos lutar pelo desenvolvimento da nossa Cidade e da nossa região”.

CONCURSO – Hilário Bispo vai trabalhar. É por isso que choveu tanto em Montes Claros nos últimos dias. Ele foi chamado para arrumar a documentação e apresentar na prefeitura para ocupar a função aprovada através do concurso público.

CARGOS – Atualmente, restam apenas 31 petistas exercendo cargos de confiança na administração. Muito aquém dos outros partidos. Mas a fama é outra.
Talvez por causa de alguns “simpatizantes” que usam a legenda, mas sem a anuência da Instância partidária.

PAI DA DITADURA – Que ironia! Os partidários do PFL que foram parte do coração civil da ditadura militar brasileira agora querem ser chamados de "Democráticos". A ladainha das ruas ficou para sempre: "O povo não esquece Arena é PDS"... e vá desculpando, mas neto de peixe, peixinho é.

XACRIABÁS – A tradicional festa de São João das Missões foi cancelada devido às chuvas que caíram nos últimos dias, deixando estradas interditadas, principalmente para várias aldeias. São João das Missões é o município que tem a maior reserva indígena do estado. São sete mil xacriabás, em uma população de 11 mil, que moram em 27 aldeias da reserva, em área de 500 quilômetros quadrados. Reconhecidos pela Funai nos anos 1970, os Xakriabá tiveram suas terras demarcadas ao final da década de 1980, depois de conflitos armados e mortes de lideranças locais, dentre elas, o cacique Domingão, pai dos irmãos atuais prefeito e cacique, que vem desenvolvendo sério trabalho, com a participação de vários índios secretários e vereadores.

GOST – A fantasminha camarada e sua chefa continuam desaparecidas. Predominam naquele birô eleitoral as desculpas de sempre. Doenças de todos os lados, inclusive da parentaia. É dor aqui, ali, acolá e o povo... Oh! É quem paga o pato. Ou melhor, a conta.

JABÁ - Falei de um jabazeiro domingo passado e apareceram vários com a carapuça na cabeça.

CHAPA-BRANCA - E depois só Lunga que leva tinta. Ninguém fala nada da Unimontes, Câmara, Idene, ACI, CDL, Previmoc, Amams... Né Salsicha?...

OPORTUNISMO – Viram??? Foi só acontecer um crime bárbaro envolvendo menores, para alguns babacas voltarem à discussão da redução da maioridade penal. Se o assassino (covarde e demente sob todos os aspectos) fosse “di maior”, muitos idiotas estariam tentando impor a PENA DE MORTE.

POLÍCIA – Segundo o delegado Aluízio Mesquita, pelo menos um policial civil e outro militar podem estar envolvidos em clonagem de veículos, além de serem suspeitos de participarem dos assaltos ocorridos a bancos, na cidade e região.
USINA IRAPÉ - As chuvas intensas na região, desde outubro passado, adiantaram o enchimento do reservatório, previsto somente para o verão de 2008. O nível atingiu mais de 85% do volume útil do lago, o que levou a necessidade de abrir as comportas da usina.
GARFO - A promoção “Tira gosto di buteco”, idealizada por Nazareno Dias, vem contagiando os butequeiros e freguesia de canto a canto da cidade. Será sucesso garantido.
FILME – A idéia de um cinema itinerante na periferia da cidade será uma realidade nos próximos dias. Marcílio Maia, um dos idealizadores, garante que a estrutura já ta montada com caminhão, som, tela... E a inauguração será na vila Cidade Industrial, mais conhecida como coberta suja.
EDUCAÇÃO - Amanhã, será aberto o I Congresso da Rede Municipal de Ensino, que pretende reunir cerca de dois mil professores, supervisores e diretores de escolas municipais para discutir, refletir e socializar conhecimentos, saberes e perspectivas das práticas pedagógicas, no contexto do tema central “Educação, Cidadania e Inclusão Social”.. Constam da programação diária do evento várias palestras e oficinas a serem ministradas por profissionais gabaritados, durante cinco dias, de 12 a 16.

Nenhum comentário: