Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

3 de dez. de 2006

Coluna Em Cima da Notícia - Luís Carlos Gusmão - 03-12 - Jornal de Notícias


REVOLTA - O aglomerado Feijão Semeado está de luto, por causa do bárbaro assassinato do líder comunitário Farley José de Souza e sua filha de 13 anos. A crueldade do duplo homicídio foi mais uma ação de uma pequena filial no narcotráfico na cidade. A população assisti a tudo, sem ter muito que fazer. Como diz Benedito Said, “se um crime desse fosse cometido em qualquer outro lugar, a revolta seria total. Assim, o mal, apesar de ser formado por minoria, prevalece diante do bem, uma maioria muda, estática, anestesiada, indiferente”.
MALUCOS - O novo partido que surgiu da fusão do PPS com PMN e PHS tem uma sigla pouco animadora: PMD. A mesma de Psicose Maníaco-Depressiva.

“PUXÃO DE ORELHA” - Dom Odílio Scherer, da CNBB, considerou inadequada e infeliz a comparação com o compromisso de pobreza, a expressão usada pelo ministro do STF, Marco Aurélio Mello, para justificar o supersalário dos magistrados, afirmando que os juízes "haviam feito voto de pobreza". Para don Odílio, os juízes devem ganhar um salário digno, mas não acima da lei. Mas fica uma perguntinha que não quer calar: juízes e promotores vão ou não vão cumprir a lei e respeitar a Constituição, aplicando o teto aos seus salários? Ou vão se apegar a casuísmos e ficar na ilegalidade?

ARMAS - A CPI sobre Organizações Criminosas do Tráfico de Armas, concluiu que 86% das armas usadas pelos criminosos têm origem legal: 68% foram vendidas por empresas brasileiras diretamente para lojas. As demais 18% são armas que foram compradas pelo poder público e desviadas para o crime, desmentindo todos aqueles que durante o referendo sobre a proibição da venda de armas de fogo no Brasil, defenderam a manutenção do livre comércio, afirmando que bandido não comprava armas em lojas, que elas vinham do exterior etc. Essas pessoas agora são assaltadas e assassinadas nas ruas com as armas que liberaram para a venda. O pior é que também sobra para os que votaram pela proibição.
UNIPAC – Os cursos da UNIPAC em Montes Claros foram reconhecidos com Conceitos “A”, pelo órgão máximo da educação no Estado. A Comissão de Avaliação do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, após verificação in loco dos trabalhos desenvolvidos pelos Cursos da Universidade Presidente Antônio Carlos nesta cidade, bateu o martelo com a melhor conceituação. Para alegria de Cleidinaldo, Valéria, Totinha & Cia.

VIVA SANTOS REIS – A tradicional Festa de Santos Reis, que acontece de 24 de dezembro a 6 de janeiro, já começa a mobilizar os moradores de Montes Claros, principalmente os moradores daquela região. Os mordomos já foram escolhidos para abrilhantar a melhor e mais popular festa de reis do interior de Minas, sem corrida de porco, galinha, jegue, lagartixa... Mas sim, de oração, folia, pastorinha... para saudar o menino Deus.

MALHADA – O Sapo na Muda do último domingo, fez uma homenagem ao Malhada News, que deixou Lena Doida, Galinheiro, Loura das Flores, Dada Chupeta e Zé Café, com urticária e doidos para começarem de novo. Mas, segundo Dada Chupeta, os dias de hoje são outros e chega de processos.


TORCIDAS - O Instituto Datafolha, divulgou esta semana resultados do seu último levantamento sobre as torcidas de clubes de futebol. Em Minas Gerais, o Cruzeiro se confirma como o clube mais popular, com 26% da preferência, contra 15% do Atlético. Na capital, a pesquisa revela um empate técnico, com leve vantagem para o Cruzeiro: 38% a 37%. Já no interior, o Cruzeiro tem 22% da preferência, contra 12% do Flamengo e 8% do Atlético. Isso foi um balde de água fria no título de segunda, conquistado pelo Galo.

DIFERENÇA - Enquanto Jairo prevaricou o Instituto Previmoc, inclusive depositando sem volta, o dinheiro dos servidores, no falido Banco Santos, Athos devolve, corrigido, quase um milhão de reais, descontados indevidamente dos vencimentos dos servidores efetivos.
ASNEIRAS – O vereador Aurindo “Pombo” Ribeiro, usou a tribuna da Câmara na última terça-feira para falar pelos cotovelos. Reclamou que a cidade não vem recebendo verbas para o PROERD por falta de regulamentação do Conselho Municipal Anti-Drogas. O que não é verdade. Além do mais, o prazo para indicação dos conselheiros ainda não se expirou e o que disse gorjeando o desinformado edil, não tem nada haver uma coisa com a outra. É mais uma bobagem do edil que fica fazendo média com o prefeito, mas jogando bola em suas costas.
MINISTÉRIO - Quem anda ansioso para conhecer os novos nomes do ministério do presidente Lula para o segundo mandato deveria ler o livro Do golpe ao Planalto, de autoria do jornalista Ricardo Kotscho. Assessor de imprensa da campanha de Lula em 2002 e chefe da Secretaria de Imprensa da Presidência até o ano passado, Kotscho revela os bastidores da escolha da equipe do primeiro mandato e revela com detalhes a forma do presidente tomar decisões. Se Lula continua o mesmo, é bem provável que apronte algumas surpresas para o segundo mandato. Em 2002, escolheu três "tucanos" – Meirelles, Roberto Rodrigues e Furlan –, desafiando o seu próprio partido. Aliás, a leitura do livro mostra que Lula está fechado mesmo é com o PL – Partido do Lula... E não será surpresa se o ministério contar com mais alguns "tucanos", que provavelmente terão de deixar o partido para aderir ao governo petista.
POMBINHOS – Foram denunciados pelo Ministério Público os 08 vereadores presos no dia 05 de julho deste ano por haverem utilizado recibos de postagens nos Correios com duplicidade de numeração. Parabéns ao trabalho realizado pela Polícia Federal que desmontou a fraude. Quanto à impunidade que assola o país, é necessário que os nossos legisladores e operadores do direito (Juízes, promotores, advogados, etc...), reajam da mesma forma – extirpando toda a forma de corrupção -, modificando e modernizando as leis, adequando-as a nossa triste “realidade contemporânea”, para que ações da polícia federal obtenham o resultado esperado pela sociedade: a condenação e punição exemplar dos culpados!
SIND-UTE – O professor Zé Gomes, é o mais novo vitalício e concorrente de Ozanan, Vicente, Augusto cabeça de pequi, Avilmar cabeça de panan, Humberto Souza Lima e tantos outros que perpetuam no poder. Ele acaba de ser reeleito no Sindicato Único de Ensino na cidade. Para tristeza de Moura, Zé Correia, Fabão, Homero, Kojak, Sued...
EUCALIPTO – A Assembléia Legislativa quer porque quer doar para a poderosa Gerdal, terras griladas e que estão de posse do estado. Os ambientalistas estão revoltados com a bondade dos nossos deputados, principalmente com a deputada Ana Maria.
EXPLORAÇÃO - Muitos fazendeiros que, para realizarem derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzirem carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias e extrativistas, contratam mão-de-obra utilizando os famigerados “gatos”. Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime.

ITER – Enquanto isso, o advogado Luiz Chaves continua perpetuando no poder, dizendo amém ao governo do estado e usando os movimentos populares.

DÍZIMO - A última edição da Folha Universal, jornal semanal editado pela Igreja Universal do Reino de Deus, registrou a nada desprezível tiragem de 2.335.000 exemplares, o que a coloca praticamente (e sem concorrência) como o maior veículo impresso do País. Desconhecida dos formadores de opinião tradicionais, a Folha Universal integra o exuberante complexo de comunicação da Igreja fundada e dirigida por Edir Macedo, onde também despontam as redes de TV Record e Mulher, centenas de emissoras de rádio, o Jornal Hoje Em Dia e um portal.
MEDALHA – O Delegado Federal Dr. Marcelo Eduardo Freitas, recebeu por unanimidade da Câmara Municipal de Januária-MG, uma justa homenagem dos edis daquela cidade ribeirinha, por sua atuação exemplar no combate à corrupção.
Enquanto no pombal da terra de Jiló, Dr. Marcelo é uma “persona non grata”. E querem vê-lo pelas costas. De preferência de binóculos.

IMPRENSA – Apesar de a cidade contar com duas emissoras de TV, várias rádios e diversos jornais, inclusive on-line, e uma faculdade de comunicação, ninguém divulgou uma linha sequer, a respeito da ação policial que estourou uma casa de “jogos de azar”, popularmente conhecido como cassino, dia desses no Todos os Santos. Estranho a displicência da imprensa, já que vários figurões da “nossa sociedade” estavam no local. Também puderas, pois depois do surgimento das “releases”, desapareceu o jornalismo investigativo.
Enquanto isso... a guerra entre os banqueiros do bicho continuam. Agora são todos contra Natal.

QUADRILHA – Cidade próxima a Montes Claros, recebeu com indignação a notícia de que seu alcaide foi novamente denunciado pelo Ministério Publico Estadual. Desta vez, foram utilizadas empresas fantasmas para fraudar processos licitatórios e desviar verbas públicas do Ministério da Saúde, com a participação de funcionários da Fundação Nacional de Saúde. Mais uma vez, a imprensa local nada relatou! Porque será...?! É através da informação sobre fatos que dizem respeito à corrupção, que a sociedade combaterá crimes desta natureza, escolhendo melhor seu representante. Uma hora, “juquinha”, a casa caí...

Um comentário:

Anônimo disse...

Blog show de bola !!! noticias
bem escolhidas, gostei muito.

-----:Lontra M.G.