Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

15 de mai. de 2007

estratégias que você pode adotar hoje, para evitar doenças cardíacas

Antes de cair nas mãos do Dr. Rosemberg ( bate na mesa três vezes - toc, toc, toc), proteja o seu coração e viva mais e melhor.
5 estratégias que você pode adotar hoje, para evitar doenças cardíacas.


As doenças cardíacas podem ser a causa principal de mortes de homens e mulheres, mas isso não significa que você tem de aceitar esse fato como seu destino. Embora você não tenha o poder de mudar alguns fatores de risco – tais como histórico familiar, idade e raça – sempre é possível controlar suas escolhas na vida.
Tome medidas para evitar doenças cardíacas simplesmente não fumando, fazendo exercícios regularmente e comendo alimentos saudáveis. Evite doenças cardíacas no futuro adotando um estilo de vida saudável hoje.

1. Não fume ou use produtos do tabaco
“Se você fuma, pare”, aconselha Sharonne Hayes, M.D., cardiologista e diretora da Women’s Heart Clinic na Mayo Clinic, em Rochester, Minnesota. “Trata-se do fator mais poderoso e ao mesmo tempo evitável das doenças cardíacas”.
Nenhuma quantidade de fumo é segura. Tabaco e cigarros com baixos níveis de alcatrão e de nicotina também consistem em risco, assim como a exposição à fumaça do cigarro, (como fumante passivo).
2. Exercícios, exercícios, exercícios
Já se sabe que exercitar-se faz bem à saúde. Mas as pessoas não sabem o tamanho do bem que isso faz.
A prática regular de exercícios moderadamente vigorosos pode reduzir o risco de doenças cardíacas fatais em aproximadamente um quarto. E quando se combinam exercícios com outras medidas de estilo de vida, como manter um peso saudável, a recompensa é ainda maior.

3. Tenha uma alimentação saudável para o coração
Ter uma alimentação consistentemente rica em frutas, verduras, grãos e laticínios com baixo teor de gordura podem ajudar a proteger seu coração. Legumes, proteínas com baixo teor de gordura e certos tipos de peixe também podem reduzir o risco de doenças cardíacas.
Limitar a ingestão de certas gorduras também é importante.

4. Mantenha um peso saudável
À medida que você ganha peso na idade adulta, ganha principalmente tecido adiposo. Esse peso em excesso pode levar a condições que aumentam as chances de doenças cardíacas – pressão arterial elevada, altos níveis de colesterol e diabetes.
Como saber se seu peso é saudável? Uma forma é calcular seu índice de massa corporal (IMC), que considera sua altura e seu peso para determinar se você tem um percentual de gordura corporal saudável ou não.

5. Faça check-ups (exames) de saúde regularmente
A pressão arterial elevada e o alto nível de colesterol podem causar danos ao seu sistema cardiovascular, incluindo seu coração. Mas sem fazer exames, provavelmente, você não saberá se sofre dessas condições de saúde. Check-ups regulares podem informar suas condições e se é necessário tomar medidas corretivas.
ATENÇÃO !!! Se você perdeu a bula de um medicamento ou não está entendendo nada do que está escrito lá, nem tampouco ENXERGANDO as letras minúsculas, visite esse site: http://bulario.bvs.br
Você encontrará bulas de todos os medicamentos disponíveis no mercado, sendo que há duas versões: Para leigos, onde vem tudo mastigadinho, numa linguagem de fácil entendimento, explicando o que são os termos técnicos; E para profissionais de saúde , com detalhamento das substâncias e com os termos técnicos que só eles entendem.
Legal esse serviço prestado pela ANVISA.
Fonte: Artigo original (traduzido e adaptado) -
http://www.mayoclinic.com/health/heart-disease-prevention/WO00041
Esta dica foi enviada por Haroldo Tourinho, o famoso Cabaré.

Nenhum comentário: