Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

31 de out. de 2008

PCdoB foi "expulso" da Prefeitura de BH e o PT está com os dias contados

Comunistas perdem os 14 cargos comissionados que tinham no Executivo municipal da capital, depois de 20 anos no poder
O presidente municipal do PCdoB, Zito Vieira, informou que a sigla comunista perdeu os 14 cargos que tinha na Prefeitura de Belo Horizonte, por conta do apoio da candidata derrotada do partido, Jô Moraes, a Leonardo Quintão (PMDB) no segundo turno.Zito disse que o PCdoB está na administração municipal há 20 anos e, mesmo quando não apontou o candidato vencedor, não perdeu os cargos.
“O prefeito Fernando Pimentel (PT) pediu os “carguinhos”. Foram 14 em um universo de três mil”, afirmou. Zito salientou que esperava lealdade da atual administração já que “os comunistas ajudaram Pimentel”.
A deputada federal Jô Moraes disse que respeita a decisão e se sentia satisfeita, pois os servidores foram demitidos “não por falta de capacidade e, sim, por questões políticas”.
PT prejudicado
Avaliação de aliados do prefeito eleito Marcio Lacerda (PSB) que participam das negociações para preenchimentos dos cargos é de que o PT será o principal prejudicado na formação do novo governo municipal. Detentor de 90% dos cerca de 883 cargos comissionados distribuídos entre secretarias, fundações, autarquias e regionais do município, o partido inevitavelmente terá de ceder espaço para acomodação dos outros 13 partidos que apoiaram a eleição de Lacerda: 11 da coligação formal (PSB, PTB, PP, PR, PV, PMN, PSC, PSL, PTN, PTC e PRP) e dois que participaram da campanha na informalidade (PPS e PSDB).
Apesar de ter contado com a participação de partidos como PTB e PCdoB ao longo das últimas administrações, o PT se consolidou em praticamente todos os setores estratégicos da prefeitura, como as secretarias de Políticas Urbanas, Saúde, Planejamento, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e Fundação Zoobotânica.
Segundo assessores do prefeito eleito, parte de todos os cargos da prefeitura tende a ser preenchida por vereadores aliados que não conseguiram a reeleição e por candidatos a vagas na Câmara Municipal que não obtiveram votos suficientes para chegar ao Legislativo da capital.

Um comentário:

Álbano Silveira Machado disse...

Essa decisão mostra que o Pimentel quer governanr com os novos "companheiros" - tucanos, demônios, pepessistas, aecistas -,
e outros do esquema. A PBH, conquistada em todas das 4 eleições e nas administrações, a duas penas, desde 1992, foi entregue facim, facim, pra direita mineira travestida de "pós-lulismo".
Em 16 anos, foi muita pena que voou de tucanos e aliados.
Não podemos nem devemos permitr que isso se repita nas eleições de 2.010.
Patrus Ananias Governador!