Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

7 de ago. de 2007

Violência:

A sociedade está sempre discutindo as causas da violência. São apontadas como causa: má distribuição de renda, desigualdade social, corrupção, impunidade, dentre outras. Porém a principal causa ninguém aponta: a natureza humana.

Em todas as tragédias, sejam grandes ou pequenas, dentro de segundos já se forma uma multidão querendo ver sangue. São poucas as pessoas que aproximam para prestar socorro. A maioria deseja, com fervor, presenciar a desgraça alheia, assistir à dor do próximo. E se decepciona quando não há nada grave.

A mídia, no desejo predominante de audiência e conseqüente resultado comercial, sabe muito bem disso e tem feito a vontade da massa. Basta ver os furos de reportagens, a invasão de privacidade, a espera na janela do esperado gesto, a espera na praia da esperada cena proibida de amor. É grande a disputa pelo melhor angulo. Quem mostrou primeiro? quem mostrou os gritos mais altos, as chamas mais ardentes, os gemidos mais piedosos?

É repugnante ver estas mesmas pessoas, que incentivam a violência, nos telejornais, criticando políticos, autoridades, judiciário e a quem mais possa ser atribuído as causas da violência, sendo elas as principais incentivadoras deste terrível mal.


Manoel Gusmão
Janaúba-MG.

Nenhum comentário: