Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

21 de ago. de 2007

Nilmário Miranda prepara livro sobre Theóphilo Benedicto Ottoni

Ex-ministro dos Direitos Humanos prepara livro sobre Teófilo Benedito Ottoni, o senador que honrou o Brasil, ao contrário dos 300 picaretas que afundam o Congresso Nacional.

Nilmário Miranda, está finalizando um livro sobre a vida de Teófilo Benedito Otoni, assim grafado na nova ortografia. O objetivo é resgatar a importância do político liberal na história de Minas Gerais e do Brasil. Os livros oficiais nunca reconheceram a verdadeira importância de Teófilo Benedito Otoni. Até os diais atuais o Brasil ainda não realizou já vislumbrados pelo político liberal republicano, como, por exemplo, a integração dos vales dos rios Mucuri e Jequitinhonha com o resto do país, através de um sistema intermodal – rodovias, ferrovias, navegação fluvial e marítima. Como parte de sua pesquisa, Nilmário Miranda procura um exemplar do jornal Sentinella do Serro, publicado por Teófilo Benedito Otoni na cidade do Serro (MG) de 1830 a 1832. A programação das comemorações do bicentenário de nascimento de Teófilo Benedito Otoni está bem adiantada. Atividades comemorativas estão programadas em várias cidades de Minas Gerais: Teófilo Otoni (fundada por ele), Serro (onde nasceu), Ouro Preto, Diamantina e Belo Horizonte.Há comemorações programadas pelo Governo Federal, Governo de Minas, Senado Federal e Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Será lançado pelos Correios um selo comemorativo e atividades serão desenvolvidas na Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), essa última criada no atual Governo Lula.
Um Boletim do Bicentenário de nascimento de Teófilo Benedito Otoni está circulando com periodicidade, produzido pelo Instituto Solidarium.
A assessora de comunicação é Camila Coutinho e o email bicentenário@gmail.com mas pode-se falar com ela pelo fone (31) 9313 7134.
TEÓFILO BENEDITO OTTONI
Nascimento: 27/11/1807, Vila do Príncipe (atual Serro), Minas Gerais
Falecimento: 17/10/1869, Rio de Janeiro
Político republicano, líder da Revolução Liberal em seu Estado, é preso (1842); dedica-se ao desbravamento do nordeste mineiro; afasta-se da política e vai à falência na iniciativa privada.

Nenhum comentário: