Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

26 de ago. de 2007

Estão tramando um golpe


* Waldo Ferreira

Andam disseminando uma corrente pela internet detonando o Governo Lula.
Usam argumentos que não resistem ao menor senso crítico. A julgar pelo número de e-mails que estou recebendo, com a tal corrente, muita gente está aderindo. Algumas nem sabem o que estão fazendo, como confessou uma amiga minha. É preciso ter cuidado com o que passamos adiante, sem ao menos avaliar o contexto que existe por trás.
Estão querendo explorar o justo sentimento de indignação das pessoas com fins absolutamente eleitoreiros e golpistas. É isso mesmo.
Anteciparam a sucessão presidencial. E querem dar um golpe. Cautela é necessária, para não se deixar levar pelo "canto da sereia". Colocam adefesa da liberdade de imprensa e da ética utilizando um blefe. Recorrem a aparências para cooptar os formadores de opinião. Fazem terrorismo com a questão da censura, que estaria próxima de voltar.
À primeira vista, a causa é justa. Se o perigo fosse esse, eu seria oprimeiro a aderir a essa corrente e ao tal do "Cansei", um movimento que faz parte de uma artimanha engendrada pela "direita". Ou você é daqueles que acham que direita é apenas a faixa que se deve respeitar no trânsito? Já percebeu? Sempre que eles querem negar a direita criticam a esquerda. Ora, se uma existe...
Realmente, tem cheiro deperigo no ar. Mas, não é o perigo que insinuam na rede mundial de computadores.Tem gente sendo usada. Até gente de boa fé. Você acha mesmo que esse pessoal quer o bem do Brasil? Que eles estão preocupados com valores como ética, dignidade, justiça e cidadania? Não se iluda, você que já recebeu ou vai receber a mensagem "revolucionária". A razão é meramente política. Quer saber o que querem? ELES QUEREM VOLTAR! E querem nos usar para isso. Já tentaram de tudo: antes das últimas eleições, durante a campanha (quando o que tentaram fazer com Lula cheirou a carniça) e agora, antecipando a sucessão.
Sem querer defender Lula (que não é santo, nem o PT), mas ao mesmotempo defendendo, é preciso lembrar que a história de vida dele é toda ligada a questões como exclusão, injustiça, perseguição e, especialmente, ao combate à ditadura. Ele é vítima dela. Os que agora estão por trás desse movimento representam, exatamente, quem apoiou os anos de chumbo. Quem denunciou o que a mídia fez com Lula na eleição de 89 e nas que se seguiram? Ele sofreu todo tipo de perseguição, de preconceito. Sou jornalista. Ninguém mais que eu defende a liberdadede imprensa. Mas, não apóio o corporativismo para encobrir safadeza.

Jornalista não pode tudo. Não aceito que Bóris Casoy e Arnaldo Jabor possam falar o que quiserem. Isso não é democracia. Em nome da liberdade de imprensa não se pode destruir a honra das pessoas edepois reclamar quando o agredido reage. Quer dizer que ninguém pode reagir? É justo que usem o privilégio de ter um microfone e uma câmera à disposição para manifestar preferências ideológicas e interesses político-partidários, muitas vezes inconfessáveis? Ou você acha queeles fazem comentários desancando o governo porque são bonzinhos equerem o bem do Brasil?
Volta da ditadura, do AI-5? Qualquer pessoa bem informada sobre arecente história do Brasil percebe o ridículo disso. Estão acusando justamente quem, por princípios, lutou contra tudo isso. E sofreram na pele. Na outra ponta, são justamente as pessoas que impuseram essa situação ao Brasil que agora se dizem defensores da democracia e da liberdade de imprensa. Elas, que amordaçaram jornalistas. Que perseguiram, torturaram, exilaram e mataram.
Para quem se sensibilizou com a demissão do Bóris Casoy, eu pergunto: o que sabem dele? Ele nunca fez críticas ásperas ao governo FHC.
Sempre o bajulou. Era favorável ao Governo, naquela época, e contra a oposição (leia-se Lula e o PT). Agora, é oposição e contra o governo (leia-se Lula). E, nos seus comentários, sempre deixou transparecer sua simpatia com governos de direita, principalmente dos EUA. Sempre foi compreensivo com ditadores de direita e raivoso com os deesquerda, que o diga Fidel Castro.
Por que ele e o Jabor não podem ser processados, dentro da lei? Que bobagem é essa? Processá-los é um escândalo? E o que eles sempre defenderam não é? E o Diogo Mainardi? Você sabia que ele está por trás daquela farsa de 89, quando a Miriam Cordeiro foi no programa do Collor dizer que Lula a teria obrigado a fazer aborto quando estava grávida de Lurian? E que a filha sempre defendeu o pai, não suporta amãe e muito menos o Mainardi? Ele é um sacana. Um safado conhecido entre os colegas como especialista em destruir a reputação de pessoas.Lembra da mentira sobre um avião cheio de dólares vindos de Cuba paraa campanha de Lula, publicada na Veja? É dele o "furo de reportagem". Numa das entrevistas que deu ao Roda Viva Lula sofreu críticas porque o nome de Mainardi não foi aceito para participar da sabatina. O presidente está certíssimo. Nós, jornalistas ou não, não podemos defender gente como o Mainardi. O que ele faz não é jornalismo. "Censores nomeados... todos petistas, é claro" e "agora só faltam as torturas e os desaparecidos" são alguns dos absurdos contidos namensagem que estão espalhando, acusando o presidente diretamente e o seu governo. Tem sacanagem maior que escrever isso?. É subestimar ainteligência dos outros. Isso sim, é um crime abominável.
O episódio envolvendo o Jabor não é ato de censura, visto que está baseado na lei.

Arnaldo Jabor é outro que tem antipatia pessoal pelo presidente, e não faz questão de esconder. Por outro lado, sempre demonstrou simpatia por FHC nos seus comentários. Você duvida que elelevou vantagens pessoais em troca disso? Será que se estivesse sendo contemplado por esse governo estaria agindo assim? Sabia que, como cineasta, ele sempre contou com as benesses do Governo Militar para financiar seus filmes. Recebia dinheiro público para suas produções. E, numa época em que o regime de exceção proibia quase tudo, conseguia que seus filmes passassem pela censura, privilégio que outroscineastas nunca tiveram e que o tornou antipatizado pelos colegas.
Quantas vezes você ouviu o Jabor denunciar as falcatruas do Governo FHC. Será que não existiram? Lembremos apenas da compra deparlamentares para aprovar a reeleição, do esquema das ambulâncias edo mensalão. As duas últimas tiveram origem naquela época, mas estouraram no governo atual. Antes, foram abafadas, inclusive por Arnaldo Jabor. Os comentários dele a respeito de Lula são pessoais, levianos, desrespeitosos. Diz, com todas as letras, que o presidente é mentiroso, criminoso. Como? Não há nenhuma investigação o colocando como suspeito de absolutamente nada. Mesmo seus inimigos reconhecem isso. É fácil ser ludibriado pela inteligência e habilidade de Arnaldo Jabor, que tem um texto estupendo. Você percebeu que ele elogia FHC nas entrelinhas? Logo FH, que impedia a Polícia Federal de trabalhar.
Não foi por isso que muita coisa deixou de aparecer no governo passado? E não é justamente nesse governo que a PF trabalha e descobre as maracutaias, para que agora Jabor, cinicamente, possa comentá-las? Seu texto é primoroso. Fisgou um ingênuo e entusiasmado, que conclamou na rede: "Esse texto deve se transformar na maior corrente que ainternet já viu". Percebe o perigo? Vamos devagar. É preciso ter muito cuidado.
*Jornalista
Leia AQUI "Cheiro de perigo no ar" que vem sendo espalhado na rede

Um comentário:

Fabiano disse...

RIDÍCULO, além de ser tendencioso ao extremo essa mensagem, a recebi e logo tratei de responder aos contatos que me encaminharam essa mensagem... muito ridículo.

Querem mesmo derrubar Lula de qualquer jeito, não aceitam o fato de não estarem no poder, enriquecendo e fortalecendo a ditadura que eles dizem tanto temer...

Estou indignado com o que querem nos fazer a acreditar...