Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

31 de mar. de 2009

Estudantes protestam pelo meio-passe - Manifestação suspendeu reunião da Câmara Municipal

Mais de 200 estudantes fizeram uma grande manifestação em frente aos prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal, cobrando do Poder Público a implantação do meio-passe estudantil em Montes Claros. Por causa do tumulto, a sessão ordinária da Câmara desta terça-feira, 31, foi suspensa. A lei municipal número 4008/08 foi aprovada há mais de 6 meses pela Câmara Municipal e sancionada pelo ex-prefeito Athos Avelino, para ser aplicada a partir do dia 27 deste mês. Seis meses após sua promulgação. O atual prefeito Luiz Tadeu Leite, que em 2008 patrocinou manifestações para que a lei original – que limitava a abrangência do benefício, face à impossibilidade de o Município arcar com os custos -, fosse inviabilizada, não implantou o meio-passe alegando justamente restrições orçamentárias. A aprovação do meio-passe estudantil foi precedida por tensões provocadas pela oposição ao ex-prefeito. Depois de muita negociação com representantes dos estudantes, o Executivo elaborou o projeto de lei e o encaminhou ao Legislativo. O então vereador Lipa Xavier (PC doB), orientado por Tadeu, a quem se aliou, liderou movimento de manipulação dos estudantes, conseguindo pressionar os vereadores a alterarem a lei, estendendo o benefício a todos os estudantes, sem nenhum critério, inclusive de renda.
Antes, no meio do ano passado, esteve à frente de uma manifestação gigante, em frente à Prefeitura. Milhares de estudantes, liderados por milícias trazidas de várias partes do país, arriscaram as vidas em confronto com a Polícia Militar. O movimento foi estrategicamente marcado para um dia em que o então prefeito estava ausente do prédio da Prefeitura, acompanhando representantes do Governo de Minas em viagem pelo Norte de Minas. Apesar disso, a coordenação do movimento insistiu para que uma comissão de estudantes fosse recebida por Athos Avelino, recusando a alternativa de conversar com um grupo de 5 secretários que se propôs a receber a representação estudantil.
O impasse fez com que a manifestação se transformasse em atos de selvageria, com depredação do patrimônio público.
A PM apreendeu pedaços de ferro e bombas de fabricação caseira (coquetéis molotov), utilizados por líderes estudantis de São Paulo e Rio Grande do Sul, infiltrados no movimento.

A oposição inverteu os fatos e responsabilizou o então prefeito pelo tumulto, para tirar proveito eleitoral.
Na manifestação desta terça, os estudantes acusaram Luiz Tadeu Leite de omissão sobre a lei. Segundo eles, a economia anual de um estudante que usar os 70 vales a que ele teria direito mensalmente é de R$ 651. “Com esse dinheiro você poderia comprar mais de 130 entradas no cinema, ou ir ao teatro mais de 70 vezes, ou até mesmo comprar 30 bons livros”, protestou um dos manifestantes.
Proveito político

Tadeu conseguiu seu objetivo de tirar proveito político do fato, mas Lipa Xavier, que fora eleito sucessivamente empunhando a bandeira do meio-passe, naufragou nas urnas. Como a proposição de uma lei dessa natureza é do Executivo, a iniciativa do ex-prefeito em propor o meio-passe acabou descolando o benefício da imagem de Lipa. Sempre no último ano da legislatura, o ex-vereador entrava com o projeto na Câmara, que era derrotado justamente devido à restrição legal. Entretanto, durante muitos anos ele levou os estudantes a acreditarem que a matéria não era aprovada por questões meramente políticas. Com isso, conseguia sair de herói e ser reeleito.


46 comentários:

Anônimo disse...

Quem planta espinhosss, so colhe espinhos.. O Tadeu artiiculou por debaixo dos panos pressao dos estudantes ao ex prefeito. agora ele que pague o pato.kkkkkk so alegria....

Anônimo disse...

MAIS UMA DAS MUITAS ANARQUIAS QUE TADEU VAI FAZER AQUI EM MOC. GENTE, MONTES CLAROS QUE JÁ VINHA CAPENGANDO, AGORA VAI SUCUMBIR NAS MÃOS DESTE INDIVÍDUO. O ZÉ POVINHO QUE SE VENDE POR QUALQUER PAR DE CHINELO TEM QUE APANHAR PARA APRENDER, ORA, O SUJEITO FICA MAIS DE 8 ANOS SEM VIR AQUI, NÃO ACOMPANHOU DE PERTO A REALIDADE E DE REPENTE 'VIRA PREFEITO '!?...ACORDEM PESSOAL, JÁ VIMOS ESTE FILME...PREFEITO QUE DÁ LONA PRETA, NUNCA MAIS!!!

Anônimo disse...

hauhaua
cade o pombo correio q tanto defendeu o meio passe?

Anônimo disse...

CADE A JPT? PARECE Q POUCAS PESSOAS DA JPT Q PARTICPOU
CADE FABIO NEVES, MADUREIRA, PAULÃO E CIA?
ESS POVO AE TA IGUAL A UJS, FORAM ACOMODADOS COM EMPREGOS
HAUHAUA
PAU Q DA EM FRANSCICO DA EM CHICO

Anônimo disse...

Agora, cadê os pelegos da Faculdade. Ex- presidentes, que hoje mamam na dona Prefé. Todos eles estavam na manifestação do ano passado. Onde eles estavam hoje? Em gabinetes refrigerados no palácio de cula, né Duduzinho. Né Yguinho, Né Dom Diego. Né Ramones. E nós estudantes servimo de massa de manobra. Bala de canhão. Vocês não precisam mais de passe estudantil. Agora tem carro com motorista.

Anônimo disse...

DCE da Unimontes só tem traíra, depois querem ser eleitos vereadores, eu não confio nenhum pingo nesse grupo de igor, dudu, diego e daniel porque foram formados na escola dos politicos bancada do norte, esses componentes do DCE não ganha nem para presidente de bairro. Exemplo dudu tomou posse no tapete, perdeu, expulsou a chapa vencedora inimigos do rei e assumiram. Agora na manifestação do meio passe negaram fogo, esses são os pelegos dos movimentos estudantis.

Unknown disse...

As viúvas de Athos não se conformaram até hoje com a derrota.


Bom...Vamos ver que repercusão isso vai dar...

Fúúúiii disse...

Lunga;

Até que enfim saiu um comentário pró Tadeu que não fosse de forma anônima! Mesmo podendo ser um pseudônimo aí vai meu comentário a respeito:

Caro Pedrotelo;

Tadeu não dá a mínima para a educação, se o professor está ganhando o suficiente ou se o aluno aprende o que se ensina.

O fato de alguém não gostar da forma como o atual prefeito administra Montes Claros - afinal, pau que nasce torto, até as cinzas são tortas - mas enfim...Isso não quer dizer que sejam todas viúvas do Athos. Na democracia, caro amigo, a liberdade de opinião é livre, porque assim é que ela se fortalece.

Espero que o nobre comentarista virtual, tenha um bom emprego, salário e seja independente de cargos políticos. Se possui estes atributos, parabéns, pois seu pai deve tê-lo colocado em boas escolas.

Lamentávelmente, a maioria das pessoas não possuem acesso a uma educação de qualidade, pois, politicos falastrões e demagogos necessitam enganar alguém, mesmo que este alguém tenha estudado em uma boa escola e tenha melhor sorte.

O fato de possuir um curso superior, também não significa que esta pessoa não acredite ou até mesmo vote em políticos inescrupulosos. Entretanto, errar é humano, mas insister no erro é burrice...e das grandes.

Um abraço lunga.

Fúúúiii... (com pseudônimo)

Anônimo disse...

Datena, manda o nome de Lipa Xavier para a boca do sapo.

Anônimo disse...

Datena, coloca o nome do presidente do DCE (Daniel) na boca do sapo.

Janete Soares disse...

Parabéns aos estudantes que foram exigir o meio passe. Pena que ele não protestaram também no Forum Técnico do Plano Decenal, exigindo dos deputados um politica de valorização da educação. Ainda bem que o Sind-Ute estava presente e o professor José Gomes desafiou o dep. Ruy Muniz( que levou uma sonhora vaia ao defender Aécio Neves) a conhecer a realidade da Educação Mineira.

Anônimo disse...

Aldecir Xavier do jornalzinho o norte de minas chamas os estudantes de Moc de baderneiros, porque a quase um ano atras os mesmos estudntes eram chamados de herois depois de serem esmagados pela PMMG em frente a prefeitura (burrisse de alguns acessores de Athos que na minha opinião deveriam ter deixado os estudantes quebrarem a prefeitura, depois o prefeito iria para imprensa e sairia por cima e movimento ficaria queimado pela sociedade, faltou racionio dos acessores), retomando os lideres do movimento passado sumiram, será porque estão com uma boquinha na prefeitura. Aldecir depois que chegaram ao poder os mesmos estudantes viraram bardeneiros, "isso é uma vergonha" para um prefeito papudo igual tadeu, promete e não cunpri porque as empresas de onibus foram grandes financiadoras de campanha, o povão eleitor de tadeu é que se dane.

Anônimo disse...

Datena, manda o nome de Aldecir para a boca do sapo.

Anônimo disse...

Cade lipa, sumiu dos movimentos estudantis depois da taca nas urnas e teve que se aliar a tadeu.

Álbano Silveira Machado disse...

Olha, gente anônima de Moc! Parece que precisamos de muitos Lunghas nesta terra.

Quais os grupos/entidades que organizaram essa manifestação estudantil pelo meio-passe?

A JPT não participou? Cadê o DEMC, a UNE, a UBES, o DCE Unimontes?
Ih!! Pelegou todo mundo? Virou tudo líder estudantil meia-boca? De pijama ou de terno e gravata?

Moçada, não deixe de protestar/cobrar o meio-passe em reuniões/espaços de debate sobre a educação. É preciso desmascarar a farsa política do oportunismo de alguns roedores de pequi que jogaram o caroço fora, esquecendo-se da espinheira que é a vida do estudante em MOC.

Vem aí a Conferência Municipal de Educação. Até o dia 30 de junho, toda administração municipal que tem compromisso com a educação deve convocá-la. Vejam no site do MEC www.mec.gov.br . Lá embaixão tem um link CONAE . Clica lá.

A pequena cidade de Berilo, no Médio Jequitinhonha - 13 mil habitantes, com o rio Jequitinhonha unindo-a a Grão Mogol-, já definiu os dias 25 e 26 de junho para organizar o evento. Daqui até lá, muitos debates, estudos, propostas, trocas de experiências, nas Pré-conferência regionais e setoriais.

Não acrdeito que o Tadeu e a nova Secretária de Educação queiram pagar o mico da omissão.

Tou aqui, de longe, urubuservando. e querendo entender as coisas aí. Torcendo pra dar tudo certo. Se é que tem jeito ....

Abraços pros amigos, e lembrnças fraternas aos que acreditam em inimigos.

Álbano

Anônimo disse...

LIPA JA ERA.......
TADEU TA QUASE.... QUASE... CAINDO...CAI TADEU...CAI SIM CAI SIM CAI SIM...TA CHEGANNDO A HORA, O DIA JA VEM RAIANDO MEU BEM TA NA HORA DE IR SE EMMBORA...VAI PRA BH... SUA ESPOSA MORA MESMO E LA...DEIXA ELA SOZINHA NAO,,, ELA E MUITO BIITA PRA FICAR SO NA CAPITA kkkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

Cade o meio-passe tadeu comeu, cristina comeu, e os estudantes vão chupar o dedo.

Anônimo disse...

ESSE PMDB TEM POLÍTICO CALOTEIRO, TADEU, ITAMR FRANGA, AGORA QUEREM COLOCAR MAIS UM CALOTEIRO EM MINAS HÉLIO COSTA! BASTA!

Anônimo disse...

OS MOVIMENTOS ESTUDANTIS DE MONTES CLAROS AMARELARAM, EM TROCA DE UMA BOQUINHA.

Anônimo disse...

Tadeu quer o povo bem longe da prefeitura.

Anônimo disse...

A chapa raízes vence a eleição da ADUNIMONTES, o grupo do reitor Paulo Cesar ficou chupando o dedo.

Anônimo disse...

Em Montes Claros precisa ser criadas novos movimentos estudantis porque esses movimentos existentes não são movimentos e sim pelegagem.

Anônimo disse...

Atos Mameluque, Lipa, Fatima Pereira pdiram meio passe universal, não tem como cumprir e aí vai deixar estudantes na mão.

Anônimo disse...

"O povo não é bobo o tempo todo!"

Anônimo disse...

"O povo não é bobo o tempo todo!"

Anônimo disse...

Sai pra la tartaruga, hehehe
ingraçado eles agora vao querer aprovar o meia-boca.........
mas naun se preocupe pegamos o video da entrevista de tadeu falando q naun da pra ser pra todo mundo e juntaremos com o video da campanha ele dizendo q é passe-estudantil é pra todos os estudantes, pode confiar é palavra de TaDEUS, heheheheh

Anônimo disse...

Tadeu quer que as empresas de onibus tenham lucros e mais lucros, essas empresas financiaram a sua campanha.

Anônimo disse...

Niguem tem interesse de implantar o meio passe, porque o meio passe é um discurso de politiqueiros a vida inteira. É igual a seca, se o discurso da seca acabar, acaba com toda a bancada do norte, a bancada do norte depende da seca.

Anônimo disse...

Meio passe, cade o meio passe, Tadeu papudo.

Anônimo disse...

Queremos meio passe, o tá dificil.

Anônimo disse...

Não podemos esquecer que o presidente eleito da Adunimontes é conselheiro do Jadeu. Assim, o home ganhou mais uma....

Anônimo disse...

Ave maria desse conselheiro.

Anônimo disse...

Na Adunimontes o presidente apita pouco, porque na ultima greve a direção não queria greve, os insatisfeitos formaram um comando de greve e entraram em greve.

Anônimo disse...

E a passagem de ônibus vai para 2 reais. Segundo o assessor das partes (é leite também), tá decidido. Aprovado pala Wc Trans, Ou melhor, MC Trans. E cadê os ônibus? Cadê o meio-passe? Isso não tem. Será que o promotor vai deixar?

Anônimo disse...

Tadeu arrumou uma boquinha para DCE, calando sua boca.

Anônimo disse...

Palavra de Tadeu: implantação do meio passe, não cumprida.

Anônimo disse...

Kde Igor...Leo do Demc...o gato comeu a lingua...nooom nom nom....arrumaram uma boquinha na prefe///////////////////////////
palavra de Tadeu...cargos de confian;a nao precisam de meio passe...

Anônimo disse...

Aldecir Xavier pegou no pé de Thiago Nascimento porque Tiago montou em Tadeu de cara para tras no debate da InterTV, desmascarando as mentiras de tadeu (falando que dá casas pro outros, não era bem isso), não querem pessoa jovem e humilde chegue a prefeitura, para Aldecir deve chegar o poder "itelectuais" que fizeram merdas em nosso país (Collor e FHC). Aldecir Zé Benedito não prometeu meio passe em Janaúba, sim tadeu que promoteu em MOC e não deu conta de cumprir, nunca cumpre, agora voce Aldecir quer tampar o sol com a peneira.

Anônimo disse...

Aldecir, a família de Thiago Nascimento mora em Moc, ele só estuda em Janaúba, por que tanta raiva quando se cobra meio passe? vai pesar no seu bolso? vai atrapalhar sua mamanta?

Anônimo disse...

Históricamente o transporte urbano por onibus foi feito para as camadas populares, o preço tá tão elevado que o pobre não dá conta de pagar, Tadeu quer aumentar a tarifa para cumprir as garantias as empresas de onibus, grandes financiadores de sua campanha.

Anônimo disse...

O transporte urbano em MOC é muito barato, não ser implantado o meio passe.

Anônimo disse...

Meio passe já!
Essa luta não tem dono!
E a choradeira continua....
Lunga depois q perdeu a boquinha não pára de chorar...
é tadeu no seu...

Anônimo disse...

Esse é rocorde comentarios do blog, o assunto é muito interessante, não para tadeu, claro.

Anônimo disse...

Depois do comentário aqui que a tarifa ia para 2 reais, o P. Moita, o manda chuva da wc trans disse numa roda que só pra pirrçar, vai ser 1,90. Agora, agente não sabe se ele é o trânsito, do parque e jardins ou do HU (passa lá no almoço com carro chapa branca). Será porque?

Anônimo disse...

Tomara que Tadeu coloque em MOC o metro de superficie, com tarifa baixa aí não precisa do meio passe.

Anônimo disse...

As empresas de onibus de MOC usam e abusam do povo e niguem faz nada. Quem mais sofre com preço sao os eleitores de tadeu, tadeu falava na campanha quem vota nele é pobre. Onibus ruins é para pobre. eta ferro.