Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

3 de jan. de 2008

Uruguai aprova uniões homossexuais em todo o país

O Uruguai será o primeiro país latino-americano a aprovar as uniões de pessoas do mesmo sexo em nível nacional. Isso, através da Lei de União Concubinária, que não faz distinções de gênero ou orientação sexual e que foi aprovada no último dia 18 de dezembro no Senado. Entre outros aspectos, a legislação estabelece que duas pessoas que conviveram, durante mais de cinco anos, de forma ininterrupta mantendo uma relação afetiva de índole sexual, têm direito a que se reconheça sua união do ponto de vista judicial e a que, eventualmente, se tramite a dissolução do vínculo. Além disso, regula a administração dos bens e estabelece os direitos das partes a herança e segurança social, um aspecto no qual várias dependências do poder executivo assessoraram à redatora da lei, a senadora Margarita Percovich.
Assim, os casais são obrigados a contribuir com os gastos do lar de acordo com sua respectiva situação econômica. Uma vez dissolvido o vínculo, persiste a obrigação de auxílios recíprocos durante um período subseqüente não maior ao de convivência. A lei foi votada no bloco pelo Partido de governo e pelo Partido Colorado em sua maioria. No entanto, o Partido Nacional foi o único que voto contra. Segundo os estudos, nos quais a iniciativa foi apoiada, entre 1987 e 2004 a taxa de nupcialidade - de pessoas que optam pelo matrimônio - baixou de 10 para 5%, enquanto que a porcentagem de uniões livres subiu de 10 para 30%.
Fonte: NotieSe

Nenhum comentário: