Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

29 de jan. de 2007

Coluna Em Cima da Notícia - Jornal de Notícias de Montes Claros

*Luís Carlos Gusmão 28/01/2007
CASO UNAÍ - Neste domingo, completam exatos três anos do Massacre de Unaí, quando auditores fiscais do Ministério do Trabalho e o motorista, foram mortos em uma emboscada. Para lembrar a data e pedir agilização do julgamento dos acusados, acontecerá hoje, um ato público e um culto ecumênico no local do crime, que contará com a presença de Zé Gomes, Fina, Venâncio e Catarina, representado a CUT do Norte de Minas. Em Montes Claros ontem, houve uma panfletagem no Mercado Central de Montes Claros e hoje haverá panfletagem na feira de artesanato da Matriz e na missa de São Judas.
CASO IGOR XAVIER - Em sua terceira edição, a Semana Cultural em homenagem ao bailarino Igor Xavier foi lançada na última sexta-feira, na Cachaçaria do Durães, pelos familiares, amigos e classe artística de Montes Claros ao bailarino e ator Igor Leonardo Lacerda Xavier, assassinado há cinco anos, e a justiça nem tchum. No lançamento houve show de Jana & César, Dioliver, que apresenta o melhor do pop-rock e Rógeres Gusmão, que interpreta clássicos da MPB. Uma pista de dança foi montada e, após os shows, o DJ Gatto comandou a pick-up, com o melhor das pistas de todo mundo e performances das drags Pamella Scaranzi, Rayssa D’Luc e a Miss Montes Claros Gay 2006, Bárbara Karony.
CASO PAMPULHA – Já a camelô, pobre e sem nenhuma influencia política, Simone Cassiano da Silva, acusada de ter jogado sua própria filha na Lagoa da Pampulha, foi presa em flagrante e teve que aguardar o julgamento na prisão, que acabou sendo condenada pelo crime de tentativa de homicídio qualificado à pena de oito anos e quatro meses de reclusão em regime inicialmente fechado. Para fixar a pena, o juiz montesclarense Leopoldo Mameluque, baseou-se na lei, considerando as circunstâncias, histórico de culpabilidade da ré, conseqüências do crime e comportamento da vítima. Mas ninguém levantou a hipótese de depressão pós parto. Só Dener.
AURÉLIO - Segundo Dener Kroger, técnico de saúde e quase advogado, a caracterização do crime de infanticídio, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento do “estado puerperal” é um desafio à perícia médico-legal. Ao estabelecer um critério biopsíquico em contraposição ao critério de defesa da honra, o Código Penal de 1940 transferiu a responsabilidade de documentação material deste crime ao exame médico. Entendeu?
LÁPIS - O Procon de Montes Claros divulgou pesquisa de preços de materiais escolares, realizada nas papelarias da cidade e constatou variações consideráveis em vários itens. Leonardo, do Procon, sugere que façam grupos de consumidores para comprarem no atacado, que fica muito mais em conta. Como caminhar faz bem para a saúde e pechinchar faz bem para o bolso, então, perna para que eu te quero.
GOST - Fantasma da coisa pública é assim. Não pisa os pés no local de trabalho, mas de vez em quando aparece, bajula os chefes, dedura quem trabalha e desaparece novamente. E continua com os gordos salários...
2008 - A campanha “PT na prefeitura”, idealizada pelo advogado e ex-presidente do PT de Montes Claros, João Avelino, funcionou em 2004, elegendo Sued para vice-prefeito. Agora, ela volta à tona, sustentada pelo tempo gigantesco de TV e, principalmente, pelos programas sociais do governo federal. Os nomes para prefeito mais cotados no momento, é o da professora Cláudia Regina e do engenheiro Marcos Maia.
BR135 – Dias atrás, a imprensa noticiou dezenas de vezes, que o projeto do presidente da ACI, Jamil Habib Curi, para recuperar a maldita BR 135, foi autorizado pelo vice-presidente da República quando estava na presidência, para começar imediatamente. Agora a história na imprensa é outra, porque ninguém mais quer saber de pesquisar, só de “releasear”. A BR 135 de Itacarambi até a divisa com a Bahia, estava sim no PAC. E a outra parte, se o projeto não foi aprovado, passe por Pirapora. Tá um colôço.
LADEN - O irmão jesuíta, João Luiz, da rádio Cidadania, mudou-se para Moçambique, na África, para evangelizar aquele povo, mas vive contando nos dedos os dias que faltam para voltar pra Montes Claros. Quer novamente movimentar esta cidade, pelas ondas de sua Cidadania “comunitária”. (Foto João Luiz)
COTAS – As cotas para entrar nas universidades públicas, foi um tremendo avanço que tivemos nos últimos anos, quando cursar uma universidade era coisa para poucos. Os portadores de deficiências visuais, Fabiana Batista e Rick Ralyson, são os mais novos exemplos. Eles foram aprovados nos cursos de Educação Física e Direito, respectivamente, na Unimontes, graças a este sistema. Apesar dos críticos, esta discussão já não provoca tanta polêmica como antes. Hoje o tema é visto com mais clareza, em uma sociedade que por algum tempo tinha dificuldades de se ver no espelho. Ainda bem, que o cego não precisa de espelho.
CRISE - A coisa tá feia. Tem faculdades pegando acadêmicos a laço. Aos poucos, quem cobrava o olho da cara nas mensalidades, estão sendo obrigados a baixar os preços. E mesmo assim, as salas de aulas encolhem a todo dia. Na de jornalismo então, nem se fala.
FALTA DE ASSUNTO - De acordo com Buiú, a coroa que cisma que é adolescente, Susana Vieira, vai hoje ao programa do Faustão, falar sobre o escândalo envolvendo seu marido, o PM Marcelo Silva. Para quem tem saco de assistir Faustão ou Gugu, é uma boa pedida.
FILA – A Telemar inverteu o papel. Para conseguir falar com seus atendentes, até que é fácil. Duro é pegar a senha. A fila é quilométrica.
SINDICATO - A Justiça do Trabalho anulou a eleição do Sindicato dos Servidores Municipais de Montes Claros, determinando a reintegração dos verdadeiros diretores daquela entidade, até que novas eleições ou novas deliberações por Assembléia Geral sejam realizadas. Para o autor da Ação, Valmore Edi, a Justiça acabou com a farsa destas pessoas inescrupulosas, estranhas ao estado de direito, que arrombaram, invadiram e ocuparam o Sindicato, num ato ilegítimo, ilegal, irresponsável, imoral e, sobretudo inaceitável neste golpe aplicado sobre todos os servidores.
PANFLETAGEM – Na última quarta-feira, foram distribuídos, na prefeitura inteira, vários exemplares do Jornal de Notícias, para divulgar a sentença da Justiça do Trabalho, que afastou Vicente, Agenor & Cia, daquela entidade, para não causar danos irreparáveis aos servidores municipais. Penso que esta ação tenha sido realmente do Sindicato, senão, o filho de Dona Laura, tem toda razão em sua manchete.
AÇÕES – Para recuperar os bens surrupiados, o advogado Waldenor, impetrou ações de busca e apreensão, contra todos os “diretores”, que invadiram o Sindicato dos Servidores e sumiram com documentos, carro, máquina fotográfica digital profissional, aparelhos de som, computadores, notebook, pen drive, scaner e mais uma lista enorme que não cabe nesta coluna. Quem entrou de gaiato nesta história, anda com a pulga atrás da orelha.
COMISSÃO – A farra sindical não pára por aí. Ela continua em quase todas as comissões de negociações. Mas esta máfia anda com os dias contados. A Polícia Federal está próxima de desvendá-la. Vai voar pelegos pelas chaminés.
PV - A direção estadual do Partido Verde esteve na cidade para legitimar os últimos atos do PV local. E como aposta é dívida, Evandro Barros ganhou seis cervejas.
OAB – Quarta-feira, 31, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil se liberta com a saída do tucano Roberto Busato. A direita brasileira perde, assim, um dos mais importantes aparelhos na luta sem tréguas e sem ética que travou, em 2005 e 2006, contra o povo, o presidente Lula e a democracia brasileira.
BOM EXEMPLO - O PT de salinas usou os incisos II , III, X e XI do art. 213 do Estatuto do Partido, que referencia na infidelidade partidária e na participação de petistas em campanhas adversárias, para expulsar o prefeito Zé Prates. Por que o PT daqui não faz a mesma coisa com suas traíras, né Fefedo?
AMOR ROXO - Carlos Pereira, o popular Gama, não pode enxergar uma moeda em seu caixa, que corre para a farmácia para comprar tablete Santo Antônio. Deve ser por isso que seu cabelo só anda preto igual um tição.
BAR SIBÉRIA – Cascão ainda não voltou. Ele anda de birra com Sonca. Não adiantou nada da campanha “Volte Cascão” lançada aqui na semana passada, a pedido da turma de Tião Sibéria. Mas a campanha continua: Volte Cascão!
URINOL - Depois que Durães foi notificado pela Secretaria de Saúde, alegando que os bebuns estavam urinando na rua, próximo ao seu bar, ele comprou e distribuiu penicos pra todo mundo, que não tem lugar para fazer suas necessidades urinológicas e caganológicas nas proximidades da Praça da Matriz, da favelinha do Mercado e da raspadinha da Fafil.

Nenhum comentário: