Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

27 de nov. de 2008

Deputados de Minas condecoram prefeito que é acusado de ser o mandante da Chacina de Unaí

Antério Mânica, prefeito reeleito de Unaí, foi um dos condecorados com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, em cerimônia promovida pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, realizada no Palácio das Artes e “aplaudida por mais de mil convidados”, segundo o site da Assembléia.
Para ver a lista completa dos agraciados, clique aqui
A condecoração deixou entidades da sociedade civil bastante surpresas, uma vez que o prefeito é acusado de ser o mandante da Chacina de Unaí.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Durval Ângelo (PT), se reuniu ontem (terça-feira - 25) com o presidente da Casa, Alberto Pinto Coelho (PP), para solicitar que seja revista a condecoração do prefeito reeleito de Unaí, Antério Mânica (PSDB), com a Medalha do Mérito Legislativo.
O ex-delegado da Delegacia Regional do Trabalho, Carlos Calazans, acompanhou o deputado e se dispôs a devolver a própria Medalha do Mérito Legislativo, com a qual foi condecorado em 2005. “Não posso manter em minha casa e em minha história a mesma condecoração que o acusado do assassinato dos servidores que tão fielmente serviram ao estado de Minas Gerais ostenta no peito”, afirmou em nota de repúdio.
Em 28 de janeiro de 2004, quatro funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego foram assassinados em uma emboscada enquanto realizavam uma fiscalização rural de rotina na região de Unaí, Noroeste de Minas Gerais. O caso ganhou repercussão na mídia nacional e internacional, o que levou o governo federal a uma verdadeira caçada aos executores e mandantes do crime. Foram apontados como mandantes dos assassinatos os fazendeiros Norberto e Antério Mânica, que figuravam entre os maiores produtores de feijão do mundo. Ambos chegaram a ser presos, mas hoje respondem ao processo em liberdade. Os executores estão presos aguardando julgamento. Após isso, Antério foi eleito prefeito de Unaí pelo PSDB, ganhando fórum privilegiado.
O inquérito entregue à Justiça afirmou que a motivação do crime foi o incômodo provocado pelas insistentes multas impostas pelos auditores. Nelson José da Silva seria o alvo principal. Ele já havia aplicado cerca de R$ 2 milhões em infrações aos Mânica por descumprimento de leis trabalhistas.

2 comentários:

Ramon Fonseca disse...

Luiz Carlos, uma matéria q eu penso q vale a pena reproduzir: http://www.futepoca.com.br/2008/11/do-pt-seria-caixa-dois-do-dem-doaes.html

E em relação ao assassino:
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=47338

Boa noite

Álbano Silveira Machado disse...

Luis,
A CPT protestou também contra a homenagem concedida ao Antério Mânica, principal suspeito como mandante do covarde assassinato dos fiscais do Ministério do Trabalho.
Padre Antônio Claret, do MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens, também pode devolver a medalha se não houver revisão da comenda do Mânica.
O pior de tudo, e muito estranho, é saber que na Comissão para indicar e aprovar os homenageados dois deputados estaduais do PT estavam presentes: Paulo Guedes e Roberto Carvalho.
O movimento de Coerência Petista e a Bancada da Minoria na Assembléia precisam cobrar uma posição ética e política destes dois parlamentares. Será que esta ação também fez parte do acordo Pimentécio? O acusado de assassinato homenageado é aliado de carteirinha do Governador.