Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

5 de nov. de 2007

Petrobras retoma pesquisa de gás em Minas

Os trabalhos de análise de solo e prospecção na Bacia do São Francisco serão reiniciados em março do ano que vem. Se forem positivos, região pode virar pólo industrial nacional
Paulo Paiva - Estado de Minas

No exato momento em que vive uma crise de abastecimento no setor, a Petrobras vai reiniciar, em março de 2008, as pesquisas e prospecções sobre o potencial das reservas de gás natural no Noroeste de Minas, abandonadas desde a década de 80. A licitação para a escolha das empresas que farão o trabalho será concluída até o fim deste mês. A região, encravada na Bacia do São Francisco, é apontada por especialistas como um dos mais promissores pólos de gás do país. Não há mais dúvidas sobre a existência do combustível no local. Resta agora determinar o tamanho exato das reservas e sua viabilidade econômica.
As atividades da Petrobras serão realizadas nas seis áreas que a estatal arrematou em parceria com a britânica British Gas (BG) durante leilão realizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em outubro de 2005. A argentina Oil M&S também arrematou uma boa fatia de lotes – e mesmo um consórcio mineiro, formado pela Orteng Equipamentos, Delp Engenharia e a estatal mineira Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (Codemig), ficou com uma área. Os municípios que abrigam as melhores jazidas são Buritizeiro, Santa Fé de Minas e Januária, além de São Romão e Montalvânia.

Um comentário:

Unknown disse...

Esse país nosso é mesmo de sacanas. Quando morava em Urucuia/MG (1989 a 1993) todos falavam que tinha gás na região. Hoje, 19 anos depois, moro em Januária/MG, onde todos continuam falando que a região tem gás natural. Só que decorrido todo esse tempo, ninguém nunca pronunciou se esse gás é viável ou não. Caso afirmativo, poderia ser a redenção de uma da regiões mais pobres do Brasil. Não sei porque as coisas andam tão lentamente. Confesso que já perdi as esperanças nessa Zorra chamada Brasil.