Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

18 de nov. de 2007

Caminhos dos Geraes cumpre o seu papel

Expedição irá traçar diagnóstico da bacia hidrográfica da região e das populações ribeirinhas em 2008
Depois de quatro dias conhecendo "in loco" as riquezas naturais, culturais e os problemas ambientais do Norte de Minas, chega ao fim a III Expedição Caminhos dos Geraes: Montes Claros 150 anos. Os roteiros Sertão Montes Claros, Veredas, Unidades de Conservação e Trem Baiano foram cumpridos pelos 90 expedicionários que trouxeram na bagagem muita experiência e informações valiosas que servirão para um diagnóstico posterior do ecossistema regional. Nem a falta que a chuva faz ao sertanejo e às suas propriedades desanimou os aventureiros, que conheceram a realidade das 47 localidades visitadas em 4 dias. A seca que assola a região, aliada a destruição das riquezas ambientais pelas grandes pastagens, fornos de carvoeiras, e a falta de um trabalho de preservação e conscientização foi a tônica desta Expedição, que teve caráter técnico de levantamento de dados para futuras intervenções e propostas de mudança no Cerrado. Os roteiros Unidades de Conservação e Veredas foram considerados os mais técnicos, com uma maior participação de especialistas como ambientalistas, biólogos, técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF), IBAMA, e SUPRAM-NM, além de jornalistas. O roteiro Sertão Montes Claros presta homenagem ao sesquicentenário de Montes Claros. Foram conhecidos os 10 distritos e localidades que compõem a maior cidade do Norte de Minas. Já o roteiro Trem Baiano ou Trem do Sertão, como também é conhecido, serviu para um levantamento da falta que o trem faz as cidades que cresceram e prosperaram com a ajuda da linha férrea. A III Expedição Caminhos dos Geraes é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Montes Claros, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), IEF e Fundação Cultural Genival Tourinho (FCGT), com patrocínio das empresas Somai Nordeste, Lafarge, Sthl, Rima e Cemig. Os participantes percorreram em 20 carros quase 4 mil quilômetros, e puderam evidenciar as riquezas dos saberes e fazeres de seu povo. A chegada dos expedicionários ocorreu neste domingo, na sede do Centro de Referência em Gestão Ambiental, em Montes Claros.
"Oia o Chico"

A Comissão Organizadora do Caminhos dos Geraes aproveitou o encerramento da III edição do projeto para anunciar que em 2008 a IV Expedição irá percorrer as bacias hidrográficas da região.
A expedição receberá o nome "Oia o Chico" e pretende traçar um diagnóstico da qualidade da água, levantar a situação de degradação ambiental, demandas das populações ribeirinhas, e apontar soluções para esses e outros problemas que afligem a bacia hidrográfica da região, principalmente, o Rio São Francisco, considerado o Rio da Integração Nacional, além dos seus afluentes.

Um comentário:

Oni Presente disse...

Luis,

Seu blog TÁ O MÁXIMO, meu irmão.

PARABÉNS!!!!

Oni Presente