Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

20 de ago. de 2008

SAMU-192 realiza parto e salva criança de mãe morta

Inaugurado em março de 2006, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência Samu-192 de Montes Claros provou mais uma vez porque é o primeiro no estado de Minas e terceiro melhor do país, em qualidade e número de atendimentos.
Num fato inédito, equipe do Samu-192 de Montes Claros conseguiu fazer um parto numa mãe já sem vida, salvando a criança, do sexo masculino.
Os médicos fizeram uma cesariana de urgência, no próprio local em que foi encontrado o corpo da vítima, a dona de casa Cristiane do Carmo Silva, 24, grávida de 6 meses. Ela foi baleada na cabeça e já estava morta quando a equipe do Samu-192 chegou à sua casa, no bairro Vargem Grande II. O bebê, batizado de Sérgio em homenagem ao médico Antônio Sérgio Barcala, que junto com o colega Daniel Silva Ramos salvou suavida, foi levado para o Hospital Universitário onde permanecia em observação.
A Polícia Militar informou que a mãe foi atingida por um ex-namorado, menor de idade. Os policiais foram chamados pelo ex-marido de Cristiane, presente no momento do crime. Segundo ele, o autor do disparo foi buscar um documento que estava com a vítima. O menor nãoteria gostado de Cristiane ter entregue o papel por debaixo da porta.
Então, quebrou a janela, invadiu a casa e disparou contra o banheiro,onde Cristiane havia se trancado. O tiro transfixou a porta e acertou a cabeça da mulher. O acusado fugiu em seguida.
"Apesar das condições precárias, a interferência cirúrgica foi feita no local. Se demorasse mais um pouco a criança poderia morrer.", explicou Enius Freire Versiane, coordenador do serviço. "Casos como esse, além de oferecer riscos a equipe, uma vez que não se sabe onde está o autor do crime, requerem um maior cuidado com a vítima, devido as condições impróprias do ambiente. A equipe está de parabéns", concluiu.
A unidade do Samu-192 de Montes Claros é considerada a melhor de Minas Gerais e a terceira do país. A implantação do serviço na cidade é uma das ações implementadas pelo prefeito Athos Avelino na área da saúde. Faz parte de um conjunto de medidas determinadas pelo prefeito na política de valorização da vida humana, que passa pelo acesso do cidadão a serviços em vários segmentos, especialmente ao atendimento médico de qualidade. O Samu-192 está em Montes Claros desde 2006.
Athos Avelino enviou carta de agradecimento à equipe, parabenizando por mais uma ação em favor da vida. Participaram do atendimento, alémdos médicos, os enfermeiros Alissom Miranda Dourado, Rômulo Fernando Cordeiro e Walter Luis da Silva; e os condutores Fidelcino Santana e Alessandro Alves.
Fonte: Secom/Prefeitura Montes Claros - Foto: Hélio Luiz 05

Um comentário:

heidy disse...

isso é uma garnde mentiraaaa o samú de montes claros e uma grande piada. so quando a tv esta por perto que funciona, eu mesma tentei falar com um senhor fabio que é antendente no samu e ele so na groceria e desligou o telefone em minha cara e nada de resposta meu irãma é safeno e tava desmaiado ai liguei pedinod ajuda e sabe oq ele me falou? eu me virase, pegasse um taxi ou levasse ele nas costa. esse samu daqui é so para lavar nosso dinhero!!!!