Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

21 de abr. de 2008

Divagar com o açodamento, Companheiros!

Temos que recuperar o testamento descumprido do“Modo Petista de Governar”. Só estar num governo, mesmo apadrinhado pelo Lula, se não se tem as prerrogativas de ser governo petista, não cumprimos como partido o nosso destino histórico.

Um horizonte claro, desejável e necessário para o PT de Montes Claros é manter a sua presença na Prefeitura do Município, como governo, nos próximos anos. Governo este, que o Partido, antes tudo unido, e a seis meses da eleição municipal, tem o dever de desenhar, coletivamente e combinadamente, com as suas forças internas e, fraternalmente com os seus aliados, como os movimentos sociais, sindical e popular. E mais os partidos parceiros.
O desenho deste próximo governo, com o PT, deve se inspirar ou partir da necessidade de aprofundar a experiência de três anos e meio na Administração Municipal do PPS, e de outras agremiações. Porém, sem o paradoxo do ônus de ser governo sem ter, na plenitude, as prerrogativas do Governo. Para que então o Partido venha estar na direção das ações de governo, com o imperativo de recuperar a sua identidade, que, alguns de nós, ainda lembramos como o “o Modo Petista de Governar”. E que este “modo” exige do PT ocupar o lugar à esquerda da mesa do Timoneiro da Administração, para conduzir as políticas públicas de caráter republicano, bem como promover mesmo a “Participação Popular”, para que haja efetivo controle social sobre os serviços e sobre a distribuição do dinheiro público.
Hoje, a seis meses da eleição Municipal, a militância petista tem apenas um indicativo de aliança com o PPS. Porque ele é o partido do Prefeito Athos Avelino! E para aprimorar e aprovar ou não a aliança esta militância delegou a 81 delegados fazerem a discussão e deliberarem no fórum apropriado o projeto político do PT para os próximos anos, para que a sua Executiva discuta e negocie com o Prefeito e seu partido,não a manutenção da atual adesão, mas uma aliança com as nossas diferenças e pontos convergentes. Portanto condições.
E deve ser diferente de 2004, ainda que pese o Partido, de fato, ter tido naquele ano a iniciativa de convidar o então Deputado Federal pelo PPS para fazer a aliança, compor a equipe de programa de governo e de campanha, mas no momento de compor o governo, o prefeito convidou as pessoas do Partido, dando um tratamento pessoal ao que deveria ser institucional. A direção levou um chapéu e o testamento petista foi traído com a guinada de coletivo para personalismo. Daí os desdobramentos nestes três anos e meio, que merecem oportunamente ser mencionados, para o PT corrigir, se quiser se redimir das omissões e descompromissos com àqueles que lhe deram vida, razão de ser, sentido e destino histórico. Mas justiça seja feita, há também diversas ações no governo, com e por causa da participação dos petistas,a serem mencionadas, para que com elas o eleitorado possa dar a próxima votação no PT.

Valmore Alves de Souza
Sociólogo e Vice presidente do PT de Montes Claros

Um comentário:

Anônimo disse...

mande esse valmore botar a viola no saco e ir tocar em outra freguesia! De preferencia na suiça! Aliás é por causa de pelegos como ele que a administração do Dr. Athos tá tão mal com os funcionários da prefeitura, confiou nele... dançou!! É também por causa de parasitas como este e outros do PT que estão na prefeitura mamando durante esses 3,5 anos de administração que com certeza athos terá enorme dificuldade de reeleição.