Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

10 de mai. de 2009

Golpe a vista

A safadeza da Câmara dos deputados para “prorrogar” os mandatos dos “legisladores” sem a autorização da população vem criando corpo a cada dia, com a implantação do voto em listas fechadas (para deputados federais e estaduais e para vereadores), para vigorar nas eleições do ano que vem. Para isso, a lei precisa ser votada até o dia 3 de outubro, um ano antes das eleições, mesmo a maioria esmagadora dos eleitores não saber bulufas nenhuma do tal voto em lista.
Esta pouca-vergonha está tudo pronto para ser votada, segundo declarou o deputado federal Huberto Souto – PPS/MG, no último sábado - 8, na posse da Avams – Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene, em Januária. Com apoio do deputado Virgílio Guimarães - PT/MG, o deputado Humberto Souto disse que as novas regras eleitorais são fatos consumados porque contam com o apoio dos maiores partidos no Congresso Nacional, o PMDB e o PT, além do DEM, PPS e PCdoB.
Não custa lembrar que na lista fechada, o eleitor não vota em um candidato, mas numa lista partidária. É o que conhecemos hoje como voto de legenda.
Se o partido ou a coligação fizerem votos necessários para eleger, digamos, 10 deputados num determinado estado, os 10 primeiros da lista estão eleitos. Caso seja aprovada tal aberração, quem iria encabeçar a dita lista seriam justamente os atuais parlamentares, porque estão advogando em causa própria e acabando de vez a renovação e fortalecendo o poder dos caciques partidários, da turma que controla o aparelho dos partidos. E também dos atuais deputados e vereadores.
O deputado Humberto Souto, por exemplo, foi último colocado dos 5 deputados eleitos pela coligação PPS-PDT em Minas na última eleição, e sabe que dificilmente será reeleito, porque não terá mais o apoio da Prefeitura de Montes Claros, quando foi ressuscitado das cinzas por Athos Avelino, o seu principal cabo eleitoral, apesar do deputado hoje, ignorar tal apoio dizendo que foi eleito graças a sua “honestidade”, que diga-se de passagem, sempre foi priorizada para beneficiar a aristocracia rural, anistiando os abastados fazendeiros de suas dívidas, principalmente quando era líder de Collor e do Centrão, na época da Constituinte.

2 comentários:

Anônimo disse...

O atual sistema eleitoral engana o eleitor, o eleitor vota no candidato e o voto vai para legenda da coligação/partido, os donos dos caciques eleitorais colacam bastante candidatos com votação intermerdiaria e pequena, acabam investindo no candidato do cacique do partido que investe pesado, nesse esquema é muito dificil dá errado, não é atoa que esses deputados da bancada do norte estão no poder a decadas,o povo é engando duas vezes na urna e no mandato.

Anônimo disse...

O povo tem que ficar esperto com esta picaretagem.