Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

26 de mai de 2009

Grão Mogol terá Festivale em 2009

O 27º Festivale – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha será em Grão Mogol. É uma oportunidade para integrar o município ao movimento de cultura popular que vem se realizando desde 1980.Este evento é itinerante, tendo sido realizado em 18 cidades. Todo ano, na última semana de julho, o evento realiza-se em uma cidade da bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais.A cidade-sede se torna o palco livre e popular das diversas manifestações culturais que tornaram o Vale uma terra de valor para o seu povo. Há de tudo um pouco: shows com artistas populares, feiras de artesanato, culinária, mostras de vídeos, fotografias, declamação de poesias, roda de violeiros, oficinas de educação popular, literatura e cerâmica, xilogravura, cursos e debates sobre arte e cultura.
A apresentação dos Grupos de Cultura Popular pelas ruas é um dos momentos mais marcantes com os cantos e danças de congada, folia de reis, a trança de fitas e os catopés.O festival de música popular já revelou pro mundo artistas como Saulo Laranjeiras, Paulinho Pedraazul, Rubinho do Vale, Pereira da Viola, Pedro Morais e Carlos Farias.
Grupos musicais vão pras praças como o Coral Trovadores do Vale e Coral das Lavadeiras de Almenara; poetas como Gonzaga Medeiros, Cláudio Bento, Luiz Carlos Prates e Wesley Pioest; contadores de causos Tadeu Martins e Jansen Rego; artesãos de barro e madeira como Zefa, Maria Lira, Ulisses, Noemisa e Isabel; as artesãs da cerâmica de Santana do Araçuaí e Turmalina; da tecelagem da Roça Grande, em Berilo.
O Festivale recebe propostas de oficinas e cursos até amanhã, dia 27/05
Os custos serão por conta da Prefeitura de Grão Mogol e FECAJE - Federação de Entidades Culturais e Artísticas do Jequitinhonha, que organiza o Festivale.
Mais informações no site www.fecaje.org.br ou www.onhas.com.br

4 comentários:

Maria de Fátima Ferreira Rodrigues disse...

BELA NOTÍCIA PRINCIPALMENTE PARA OS GRÃOMOGOLENSES AUSENTES COMO EU. APENAS GOSTARIA DE SABER A DATA DE REALIZAÇÃO DO EVENTO.

ABRAÇOS..

Anônimo disse...

O evento será realizado de 25/07 a 01/08.

Anônimo disse...

aqui é da secretaria de educação de caraí. gostaria que sugerissem locais para hospedagem próximos ao evento, para estarmos reservando pousada,etc

Iara disse...

Uma Correçao o evento sera realizado de 26/07 a 01/08.