Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

28 de mai. de 2009

AÉCIO, ÚNICA OPÇÃO DA OPOSIÇÃO

*André Martins Gonçalves
Na última semana temos acompanhado informações descabidas plantadas nos meios de comunicação. Surpreendente é que há quem diga que as mesmas estão saindo de pessoas muito próximas ao ex-presidente da República, Sr. Fernando Henrique Cardoso. O fato noticiado afirma que o governador, Aécio Neves, já havia acertado com o governador, José Serra, a composição da Chapa Puro Sangue, com Aécio saindo a Vice. Tais boatos refletem o que todos já sabem, inclusive o Senhor Fernando Henrique, de que o governador Serra, não consegue superar a casa dos 40% de intenção de votos, e assim, numa provável bipolarização, PT x PSDB, esse índice, indubitavelmente, levaria o PSDB a naufragar em um segundo turno, onde o Governo Lula, apostará todas as suas fichas.
Por isso, insistentemente, a cúpula do PSDB paulista, atira para todos os lados que Aécio será o vice de Serra. Eles sabem que as viagens e jantares que o Governador Mineiro vem realizando pelo País, na certa já o recoloca na disputa com intenções de votos superando a casa dos 20%. Número mais do que animador para um candidato que apenas deu o primeiro passo para que sua imagem ultrapasse os limites da região sudeste.
Outro fator importante é que Aécio ainda nem começou a colar sua imagem a do seu avô, o saudoso Tancredo Neves, que na iminência de assumir o País para o primeiro mandato civil, após os 20 anos de Ditadura, sofreu um golpe de sua saúde, levando-o ao óbito. Colar sua imagem ao saudosismo que existe em relação a seu avô, certamente lhe concederia uma elevação ainda maior em suas intenções de votos. Até mesmo José Sarney e Cristovam Buarque, já declararam seus apreços ao ex-governador de Minas e quase Presidente da República, Tancredo Neves.
Um fator que não sai das cabeças dos estrategistas do PSDB, nem dos do PT, é que frente a uma população comovida em relação à doença da Ministra da Casa Civil, e candidata, Dilma Rousseff, somente a imagem de um Presidente eleito, impedido de assumir, por doença fatal, seria capaz de barrar a onda sentimentalista pró-Dilma, ou pelo menos equilibrá-la.
Certo é que o Governo não está dormindo, muito pelo contrário, está com os dois olhos bem abertos, tanto que sua candidata não para de subir nas pesquisas mais recentes. A mesmice da candidatura de Serra, não aliada a Aécio, culminará no segundo turno, em mais quatro anos de governo petista.
Assim, bom seria se o PSDB fizesse logo uma avaliação quanto ao que será melhor, uma Chapa Puro Sangue ou investir na candidatura do Mineiro, que além de ter o maior índice de aprovação entre os governadores brasileiros, está em seu 2º mandato, impedido assim de disputar uma reeleição.
Bom seria garantir Serra mais quatro (ou cinco) anos a frente do maior colégio eleitoral do País, e lançar Aécio ao Planalto, do que não puder assentar-se nas cadeiras nem do Palácio dos Bandeirantes, nem do Palácio do Planalto
* André Martins Gonçalves é editor do blog Conjutura Política

8 comentários:

Anônimo disse...

Gusmão, concordo que Serra seja um zero a esquerda, e que ele está fadado ao fracasso, mas também acho que Aécio será facilmente derrota pela ministra Dilma Rousseff. Com a ministra ou com Patrus quem é o PSDB para ter vez. PT mais 04 anos.

Anônimo disse...

Aécio, serra, anastasia tem que levar ferro nas urnas, é isso que esses pilantras merecem.

Rudá Ricci disse...

Olha que o andor é de barro!! Todos analistas políticos (veja blog de Fernando Rodrigues, para dar um exemplo) estão afirmando que o acordo entre Serra e Aécio é fato. Reproduzo o comentário deste jornalista:
"Para o colunista do UOL Fernando Rodrigues, o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) até pode negar, como fez em entrevista exclusiva ao UOL Notícias, que será vice de José Serra (PSDB) na eleição presidencial de 2010, mas provavelmente ele irá quebrar esta promessa. UOL Notícias: http://noticias.uol.com.br/"
O jogo está quente pela sucessão, no PT e no PSDB. É muito difícil descartar qualquer possibilidade neste momento. Quem apostar numa única via pode errar feito. Política não é matemática.
Rudá Ricci

Anônimo disse...

Rudá!

política é matematica sim, ganha quem tem dinheiro e processo nas costas. Não é atoa que muda-se se pouco as cadeiras do congresso. Faz a matemática nas coligações, no esquemão adotado é muito dificil um dono ou indicado pelo cacique perder.

Anônimo disse...

Candidato à presidencia ou não, Aécio está usando descaradamente a máquina publica para se promover e promover Anastasia. A APPMG vem correndo todo o estado com ajuda das Superintendencias de ensino para falar bem do narigudo e da cora rosada, dizendo que Aécio fez muito pela educação e seu governo deve se propagar por todo o Brasil e, no mínimo, continuar em Minas, leia-se Anastasia. Cadê o Ministerio Publico? o uso da máquina e a conversa fiada já começaram. Em Montes Claros, a convovação para a propaganda Aecio/Anastasia foi encaminhada para as escolas pela própria Superintendente Salete Nether

Rudá Ricci disse...

A educação estadual é a pior da história recente de MG, de longe. Dados do IDEB revelam que desde 2005 MG estacionou em 4,9 pontos. É o único EStado, dentre os 10 que sempre estiveram entre os primeiros do país, que estacionou. O pior: vários secretários do governo Aécio criticam duramente, nos bastidores, a gestão e estilo de Vanessa Guimarães. Este mistério deveria ser investigado. O que faz esta secretária se manter no cargo com tantos resultados e avaliações negativas? Até Serra trocou a secretária de educação este ano. Mistério!
Rudá Ricci

Anônimo disse...

Se a oposição só tiver Aécio como Opção eles estão ferrados. Depender de um cherador. Coitados!
Dilma 2010. E quem sabe Patrus vice! Com o apoio do Presidente Lula, o PT pode ir sozinho para a disputa. É bom que nos afastamos de vez desse PMDB, DEM, PP, PDT, etc,. O partido do povo é o PT.

Anônimo disse...

Esperamos que o PSDB tome uma decisão coerente com sua base, mas as divergências internas a respeito do provavél cadidato a presidência revelam a falta de concatenação de idéias. Acredito que Aecio seja o melhor nome a suceção de Lula.