Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

2 de set. de 2008

Pela terceira vez, Athos traz Lula a Montes Claros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Montes Claros no dia 10 de outubro próximo. Ele vem inaugurar a Usina de Biodiesel, viabilizada para Montes Claros graças às gestões do prefeito Athos Avelino junto aos órgãos governamentais. Lula, que já tinha vindo anunciar a construção da usina em dezembro de 2005 – e retornou à cidade no ano seguinte -, volta pela terceira vez a Montes Claros no mandato de Athos Avelino.
Semana passada, quando esteve na cidade reunindo-se com produtores rurais para detalhar o funcionamento da usina, o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e atual diretor de produção da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, elogiou o empenho pessoal de Athos para trazer o empreendimento. Segundo Rosseto, a usina tem potencial para alavancar a economia local e gerar milhares de empregos diretos e indiretos. De início, produzirá biocombustível à base de oleaginosas como mamona, girassol e amendoim. Também será utilizado o óleo de cozinha, depois do processo de fritura, cuja comercialização para a Petrobras será feita por cooperativas de catadores.
A unidade de Montes Claros poderá produzir até 57 milhões de litros de biodiesel/ano com investimentos da ordem de R$ 80 milhões. “A parceria entre o município de Montes Claros e o Governo Federal resultará na promoção do maior programa de desenvolvimento social já visto na região”, acredita o prefeito. Ele disse que a usina permitirá uma arrancada para o progresso, sendo garantia de desenvolvimento do meio rural, através da valorização do homem do campo, agregando valores à produção. Segundo Athos, a fábrica já gerou quase mil empregos diretos somente na sua construção.
A expectativa é de que, em operação, gere 17 mil empregos diretos e indiretos. Para alimentar a indústria estão sendo plantados 100 mil hectares de oleaginosas. A usina está localizada em terreno doado pela Prefeitura, de 103 mil metros quadrados, no distrito industrial de Montes Claros. De acordo com Athos Avelino, dada à importância do investimento – só existem mais duas no país (uma em Candeias, na Bahia, e outra em Quixadá, no Ceará) -, a vinda da Usina de Biodiesel para Montes Claros representa um empreendimento no contexto do desenvolvimento regional, na medida em que utilizará produção da matéria-prima de vários municípios do Norte de Minas, contemplando a agricultura familiar e, em conseqüência, agregando valor à economia dessas regiões.
Segundo Athos, a implantação de indústrias de amplo espectro num município pólo como Montes Claros traz reflexos positivos para a região. “Com isso, Montes Claros, na condição de cidade pólo, funciona como irradiador do progresso regional, capitalizando também os bons resultados dessa política de investimentos que estamos implantando em nossa cidade”, destacou.
ETE
Também se enquadra nessa característica a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a maior obra da história da cidade. Athos enfatizou que o benefício não atinge somente a população de Montes Claros. “Todo este esgoto segue para o Rio Verde Grande, sendo que várias outras cidades também serão beneficiadas, ao poder utilizar a água limpa”, lembrou. O prefeito informou que quando assumiu a Prefeitura reelaborou o projeto da Estação. A ETE vai resultar em 100% de água tratada nas residências e 100% do esgoto tratado, para que a água seja devolvida limpa ao Verde Grande.

Nenhum comentário: