Líder entre as moedas latino-americanas, o real valorizou-se 97,24% nos últimos cinco anos. Em setembro, o total de empregos formais na economia do Brasil foi o melhor desde 1992.
Levantamento da consultoria Economática mostra que a moeda brasileira valorizou quase 100% perante o dólar nos últimos cinco anos. Em um rol de moedas latino-americanas, o real lidera, superando as unidades monetárias da Argentina, Chile, Peru e de outros três países.
A consultoria apurou uma valorização de 97,24% da taxa de câmbio brasileira entre os dias 31 de dezembro de 2002 e 12 de outubro deste ano. No mesmo período, os pesos chileno e colombiano tiveram ganhos de 45,99%; o sol peruano teve valorização de 18,06%, e o peso argentino, de 6,61%.
O estudo revela ainda que só duas moedas latino-americanas perderam valor nos últimos cinco anos: o bolívar, da Venezuela, que desvalorizou 34,73% diante do dólar, e o peso mexicano, com perdas de 4,76%. Neste ano, o real valorizou 15,48% frente ao dólar.
Entre outros fatores, a alta deve-se ao nível mais alto das reservas internacionais, hoje em US$ 162 bilhões, o que representa um "colchão de segurança" contra eventuais crises externas. Mas esta perda de valor da moeda americana não foi restrita ao mercado brasileiro.
O euro já atingiu a cotação histórica de US$ 1,42 nos últimos dias, devido à expectativa de que o banco central americano reduza os juros da economia dos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário