Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

6 de jun. de 2007

Unimontes é a segunda melhor universidade do País

A Unimontes foi apontada como a segunda melhor universidade do País, conforme “ranking” elaborado com bases nas três edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O levantamento foi feito pelo Jornal “O Globo.
Foram consideradas as instituições que já receberam, nos últimos três anos, pelo menos 12 conceitos máximos. De acordo com o “ranking”, em todo país, as cinco melhores instituições classificadas – que tiveram a maior proporção e notas máximas (5) – são mineiras e públicas. A Universidade Estadual de Montes Claros é superada apenas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em terceiro lugar, aparece a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), seguida das Universidades Federais de Viçosa (UFV) e de São João Del Rei (UFSJ).
No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é feita uma avaliação de grupos de estudantes selecionados por amostragem, em momentos distintos de sua formação: um grupo considerado ingressante – no final do primeiro período - e outro concluinte (que estava terminando a graduação). Os conceitos são o do Enade propriamente dito - que considera o desempenho de ingressantes e concluintes juntos - e o IDD (Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado), que avalia o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos. A prova consiste em questão de conhecimento geral, iguais para todas as áreas e conteúdos específicos. Leia a matéria completa
AQUI

UNIMONTES: UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO E CONQUISTAS
Paulo César Gonçalves de ALMEIDA - Reitor da Unimontes.
A trajetória da Universidade Estadual de Montes Claros, nestes 45 anos, é marcada pela superação e por uma surpreendente resposta às demandas nos campos científico, tecnológico e social, em um processo historicamente rico e pleno de idealismo, de vontade e de esperança.
Falar desta história é, portanto, tarefa hercúlea, tendo em vista a dimensão extraordinária da atuação da Unimontes. Muitos já se dispuseram a contá-la de acordo com suas lembranças e visões ou, até mesmo, de acordo com suas conveniências.
Certamente novos registros serão adicionados, enquanto também investimos no futuro. O passado preparou o presente; o dever do presente é preparar o futuro. "O futuro não é o que se teme. O futuro é o que se ousa".
Mas a ousadia necessária para que se possa enfrentar o desafio do futuro, que está sempre posto, requer persistência, bom senso, conhecimento e sabedoria. Essas qualidades não podem ser simplesmente herdadas, doadas ou compradas. É preciso adquiri-las, desenvolvê-las, cultivá-las no dia-a-dia!
Artigo completo do Reitor: AQUI

Nenhum comentário: