Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

13 de jun. de 2008

TRE-MG: A lei eleitoral é para todos? Vox Populi, sabidamente alinhado e patrocinado pelo Palácio da Liberdade, simula pesquisa de caráter eleitoral

A mentira
“Estudo do Instituto Vox Populi mostra que 76% dos belo-horizontinos são favoráveis ao entendimento político e administrativo existente entre governador e prefeito da capital.”
“Apesar das dificuldades entre PSDB e PT nas instâncias partidárias para viabilizar uma candidatura única à Prefeitura de Belo Horizonte, a população da capital mostra que, em sua maioria, aprova a parceria entre o governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Pimentel nas administrações estadual e municipal. É o que indica pesquisa realizada pelo Vox Populi realizada em junho, segundo a qual 76% dos belo- horizontinos são favoráveis ao entendimento político e administrativo entre os dois gestores. Na avaliação do sociólogo Marcos Coimbra, diretor do Instituto Vox Populi, o resultado faz com que um candidato apoiado por Aécio e Pimentel comece a disputa com vantagem sobre os demais.”
A Verdade
Segundo a mesma reportagem: “Foi perguntado aos 1.050 entrevistados nas nove regionais de Belo Horizonte, entre os dias 7 e 9 de junho, se eles aprovam o modo como Aécio e Pimentel se relacionam.”
Observem que em momento algum foi perguntado a respeito de aliança política, e sim do “relacionamento entre os dois”.
Prossegue a matéria publicada no jornal Estado de Minas:
"Apenas 14% dos ouvidos responderam que não. A margem de erro da pesquisa é de 3%.
O Vox Populi também mostrou que a cidade aprova as atuais administrações federal, estadual e municipal. O maior índice favorável foi obtido pelo governo Aécio Neves, aprovado por 86% da população. O governo federal é considerado ótimo por 22% dos entrevistados e bom por 37%, totalizando uma avaliação positiva de 59%. A administração municipal também tem avaliação favorável, e a maioria dos entrevistados quer a continuidade das políticas adotadas. Conforme tabela do Vox Populi, a gestão de Pimentel é considerada ótima por 22% e boa por 51%. A continuidade de todas as políticas adotadas pelo prefeito eleito é uma necessidade para 35% dos ouvidos. Outros 42% querem continuidade com algumas mudanças. Para o diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, a capital mineira vive uma situação especial diante do quadro brasileiro por estar satisfeita com as três instâncias de governo. “Está bem nítido que a população está satisfeita e a principal razão é que a cidade tem um sentimento de que os três governos se entendem”, afirmou.
A aprovação da parceria de Aécio e Pimentel e de ambas as administrações indicam, para o sociólogo, que o pré-candidato apoiado por ambos, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda (PSB), terá uma margem de vantagem na disputa. “Essa aprovação quer dizer que a população espera que o prefeito eleito seja capaz, pelo menos nos próximos dois anos (até quando dura o mandato de Aécio), de manter esse mesmo tipo de parceria.
A aprovação dos dois governos significa que o candidato apoiado por Aécio e Pimentel, se essa tese de entendimento prevalecer, sai com uma boa largada na disputa em função disso.”
A caracterização da matéria como eleitoral e partidária é notada principalmente com a colocação das logomarcas dos dois partidos PT e PSDB.Em momento algum da pesquisa, as siglas partidárias foram mencionadas para os entrevistados.
Tudo não passou de uma grande fraude.
Segundo juristas especializados no direito eleitoral, o procedimento do Instituto Vox Populi e do jornal Estado de Minas constitui crime eleitoral.
Com a palavra, a comissão de fiscalização da propaganda eleitoral do TRE/MG, que acaba de multar donos de blogs que anunciavam sua candidatura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando começar as eleições veremos quem mente e quem fala a verdade, especulações sempre tem, mas a verdade verdeira é quando 100% das urnas estiverem concluidas.