Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

7 de jun. de 2008

Quer saber os partidos campeões de punição por compra de voto ou corrupção?

O Democratas lidera a lista de políticos cassados por compra de votos e corrupção no Brasil entre 2000 e 2006, seguido de perto pelo PMDB e pelo PSDB.
Essa é o resultado divulgado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, entre 2000 e 2006. Neste período foram apurados 623 políticos em 339 processos.
O Democratas é o campeão dos políticos cassados por compra de votos ou corrupção, com 69 casos. No total, foram cassados quatro governadores e vice-governadores, seis senadores e suplentes, oito deputados federais, 13 estaduais e 58 vereadores.
Os governadores cassados foram Cassio Cunha Lima, da Paraíba e Flamarion Portela, de Roraima.
Segundo o Movimento de Combate a Corrupção, o caso mais bizarro foi registrado em Campos Borges, no Rio Grande do Sul, onde o prefeito e o vice, que eram do PP, pagavam R$ 50,00 a cada pessoa pelo voto, mas só dava metade da cédula. A outra metade só se ganhasse a eleição.
Os resultados de cassação são dados abaixo (dados do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), pela quantidade.
Convenhamos, não dá para fazer um critério qualitativo nestes casos.
1) Democratas - 69 cassados
2) PMDB - 66
3) PSDB - 58
4) PP - 32
5) PTB - 24
6) PDT - 23
7) PR - 17
8 ) PPS - 14
9) PT - 10
10) PSB - 7
Outros - 17

Nenhum comentário: