O município alentejano de Borba, em Évora, anunciou esta segunda-feira ter recuperado um dos monumentos mais emblemáticos do concelho, o padrão de Montes Claros, que evoca a última batalha da Guerra da Restauração.
O monumento foi mandado edificar pelo Príncipe Regente D. Pedro, assinalando o local onde ocorreu a 17 de Junho de 1665, nos arredores de Borba, a batalha de Montes Claros, que foi a última das cinco grandes vitórias militares dos portugueses sobre os castelhanos na Restauração de Portugal.
O padrão, com soco de três degraus, pedestal e coluna toscana, tinha sido já intervencionado, de acordo com o município, como se comprovou pelas argamassas das juntas, refeitas na totalidade com cimentos.
O gradeamento, posterior à construção do padrão, oxidou, provocando o deslocamento das pedras de base e dos quatro pilares que o suportam.
A superfície do monumento encontrava-se parcialmente coberta de musgos e líquenes.
Segundo a autarquia, a recuperação do monumento consistiu na aplicação de biocida, escovagem a seco e limpeza com jacto de vapor de água, enquanto que as juntas não idóneas foram abertas e voltadas a fechar com argamassa de cal e pó de mármore.
A intervenção esteve a cargo do artista plástico borbense Pedro Espanhol, com a supervisão da conservadora restauradora Arlinda Ribeiro.
Diário Digital / Lusa
23-07-2007 12:19:08
Nenhum comentário:
Postar um comentário