Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

1 de jul de 2008

Perguntas e respostas sobre a lei seca

Quanto de álcool é permitido beber antes de dirigir?
Nada. Antes, um motorista podia ter até 0,6 grama de álcool por litro de sangue. Agora, mais do que zero de álcool é infração gravíssima, com multa de R$ 957 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Até o Contran definir o teor exato, haverá tolerância de até 0,2 grama de álcool.
Quanto tempo o álcool permanece no sangue após o consumo e depois de quanto tempo o motorista poderá dirigir?
Um copo de cerveja demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo. Uma dose de uísque, que é bem mais forte do que a cerveja, demora mais tempo que isso. O mais garantido é que o motorista só dirija depois de 24 horas, pois há variação de acordo com cada organismo. Se estiver de ressaca e com sintomas provocados pela grande quantidade de álcool consumida, o melhor é ficar em casa. Este é o momento em que o álcool começa a ser tóxico e permanece no corpo por mais tempo.
Como o índice de álcool no organismo do motorista vai ser verificado?
De três maneiras: O bafômetro e o exame de sangue são mais sensíveis para detectar dosagens alcoólicas. O exame clínico é menos sensível para a dosagem, mas serve para indicar sinais de embriaguez, como olho vermelho, alegria excessiva e falta de coordenação motora, por exemplo.
O uso de medicamentos pode alterar o resultado do exame do bafômetro?
Só se o medicamento tiver álcool em sua composição. Depende também da quantidade ingerida e da dosagem indica.
A bebida alcoólica usada no preparo de uma sobremesa pode ser detectada no exame de sangue ou no bafômetro?
A quantidade é menor, mas também será detectada pelo exame de bafômetro e de sangue.
A lei vale para todos os motoristas e em qualquer lugar?
A lei vale para qualquer condutor e em qualquer lugar onde puder circular um veículo. A fiscalização será feita tanto por policiais rodoviários federais como por policiais militares. Por enquanto, a Guarda Municipal não tem poder de fiscalizar.
O motorista pode se recusar a fazer o teste com o bafômetro sob a justificativa de que, pela legislação brasileira, ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo?
O motorista tem o direito de se recusar, no entanto, ele pode ser autuado e multado por apresentar sintomas de embriaguez. Só não pode ser detido.
Em caso de apreensão da carteira, um ano deveremos fazer novo exame para obter a CNH?
É uma suspensão. Depois de um ano, se está novamente habilitado a dirigir, sem novo exame para obter a CNH. O motorista deve apenas passar por curso de reciclagem.
Fonte: Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) / Portal Uai / Transmontes

Nenhum comentário: