O texto do projeto da nova lei de imprensa, de autoria do deputado federal Miro Teixeira está disponível na Internet.
O projeto pretende substituir a Lei de Imprensa de 1967.
Veja a íntegra do projeto AQUI
Tolentino atuou como juiz eleitoral em pelo menos 21 julgamentos e é suspeito de ter recebido ‘vantagem indevida’ por decisões favoráveis
Recente declaração de Xuxa sobre a queda da Globo no Ibope não caiu bem. "Não sou só eu que estou perdendo audiência, é a Globo como um todo", disse ela. Sobrou até para "Duas Caras". "A própria novela das oito, que sempre foi o carro-chefe da Globo, está perdendo audiência", afirmou Xuxa. A assessoria de Xuxa nega o mal-estar. Diz que ninguém da direção da Globo reclamou de nada.
O Vale do Jequitinhonha pode ser dividido em três sub-regiões: Alto, Médio e Baixo Vales.
O acordo foi cumprido. Há um ano, o futuro da Amazônia foi negociado pela aprovação da Lei da Mata Atlântica. A proposta surgiu de um ajuste entre a bancada ruralista e o governo federal. Para aprovar a lei que protege a Mata Atlântica (PL 285/99), a bancada ruralistas propôs que o tamanho das porções obrigatórias de florestas nas propriedades privadas da Amazônia, a reserva legal, fosse reduzida. Ontem, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou por 23 votos contra 2 o projeto de Lei de nº6424. Além de diminuir a a área de reserva legal, a proposta também promove a anistia aos crimes ambientais. Os ponto mais delicado do PL é a redução de 80% para 50% das matas protegidas dentro das fazendas na Amazônia. Outro fator polêmico é a soma da reserva legal às áreas de proteção permanente (morros e margens de rios). Essa medida também afeta a Mata Atlântica, o ecossistema mais ameaçado do país, com apenas 7% de remanescentes. “Se isso virar lei, será um retrocesso. É impossível legalizar a abertura de novas áreas nessas regiões”, afirma Mário Mantovani, diretor da SOS Mata Atlântica. A anistia aos crimes ambientais é outro risco da proposta. O PL aprovado propõe que todos os produtores rurais cadastrados no sistema de credenciamento legal de sua propriedade, serão “anistiados” de qualquer crime ambiental que tenham praticado. A medida beneficia quem já cortou mais do que 80% de sua floresta na Amazônia, 65% no cerrado e 20% na mata atlântica. “A mensagem que esse PL passa é que o crime compensa. É quase um aval para novos desmatamentos”, afirma Beto Veríssimo, pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambienta da Amazônia (Imazon).A votação da Lei foi feita quase sem quorum. “Não havia mais de quinze pessoas dentro das Comissão de agricultura”, diz Sérgio Leitão do Greenpeace. “Eles foram atrás de mais deputados porque queriam aprovar o PL a qualquer custo. Os ruralistas dizem que mudaram suas condutas em relação ao meio ambiente. A aprovação desse projeto deixa bem claro o contrário”, afirma. (Juliana Arini) Blog do Planeta.
"Lula morreu. Estamos no governo Inácio da Silva. No governo dele, os movimentos sociais foram abafados, perderam o espaço de expressão e, hoje, estão à margem", resumiu o dom Cappiau
Os adversários de Lula sonharam dar um golpe no presidente da República e, diante do insucesso, derrubaram a prorrogação da CPMF, com o objetivo de impedí-lo de governar. Esta é a interpretação do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) para a rejeição “subalterna, politiqueira e eleitoreira” da prorrogação do imposto do cheque. Apontado como um dos possíveis candidatos da base aliada ao Palácio do Planalto em 2010, Ciro julga fundamental a manutenção de uma coalizão partidária, a mais ampla possível, para o sucesso naquele ano das forças do centro à esquerda que detém o poder no País hoje. “O que está em jogo é grave e não estaremos à altura da responsabilidade que o país espera de nós neste momento se não conseguirmos isso”, adverte o deputado.
O governador Aécio Cunha (PSDB/MG), negou depois que FHC revelou que será candidato, que seja pré-candidato à Presidência da República em 2010.
A transparência está sob suspeita na administração do prefeito de Januária, Sílvio Joaquim de Aguiar. Ele, que elegeu como mote de sua gestão o slogan “Administrando com Transparência”, tornou-se alvo de várias denúncias. Elas vão da tentativa de fraudar licitação destinada à contratação de empresa para realizar concurso público, com intuito de favorecer a Sérgio Bassi & Auditores e Consultores Associados, passando por má-gestão, até falsificação de documentos para desvio de verba pública.
Caiu a máscara: Fernando Henrique Cardoso não conseguiu segurar por mais tempo. Esta semana admitiu candidatar-se à presidência da República, em 2010, embolando ainda mais a esquadrilha dos tucanos no céu de São Paulo.
A investigação sobre o valerioduto tucano, que motivou a denúncia de 15 pessoas à Justiça, terá ainda como alvo ao menos 20 pessoas consideradas suspeitas pela Polícia Federal, mas não incluídas na acusação do Ministério Público Federal.
Bispo estava em jejum há 24 dias em protesto e havia sido internado na UTI do Hospital Memorial de Petrolina
Perseverança, fraternidade e carinho é o tripé da vida de Oscar Niemeyer. Não desiste da luta, recolhe os amigos e afaga os que sofrem. Mas isso não quer dizer que Niemeyer seja impecável. Na sua arquitetura não dispensa a curva da mulher amada nem a linha reta do pensamento de ação. Fala com desenvoltura e melhor explica com um lápis rabiscando a criatividade. U ma permanência do Presidente Lula no poder em um terceiro mandato foi defendida pelo arquiteto Oscar Niemeyer em entrevista concedida à Folha.
Dom Luiz Cappio é um picareta. Insiste em fazer uma greve de fome de mentira contra um projeto de governo. Por não ter atendida sua pretensão, de paralisar as obras da transposição do rio São Francisco, afirma que teme uma ditadura. Ops. O presidente Lula acaba de receber os superiores do bispo fanático. Ouviu deles as argumentações. O instituto Ibope acaba de divulgar que 65% dos pesquiados apóiam o governo Lula. Antes 63% apoiavam. O presidente Lula foi eleito pelos brasileiros. O bispo fanático não tem um voto sequer. Obviamente ele está invertendo a lógica, a linguagem e os papéis. O governador da Bahia, Jaques Wagner, acaba de afirmar que o bispo não é um democrata, porque rejeita as regras da democracia. O bispo fanático está introduzindo no Brasil um perigoso precedente, que é a mistura explosiva de religião com política. Isso no Oriente Médio levou a guerras fratricidas.
Leiam, logo abaixo, o excelente comentário da profa. Vera Pereira, vice-presidente do MSM, sobre o assunto deste post. Um texto curto, divertido, inteligente, que diz tudo e mais um pouco. Parabéns, Vera.
“Histórias e bastidores da máquina de comunicação criada pelo governador mineiro Aécio Neves para manter-se blindado até as eleições 2010. Jornalistas e movimentos sociais denunciam práticas de perseguição, censura e auto-censura nas redações do estado.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal aprovou nesta quinta-feira (13/12), por unanimidade, um substituto do Senado ao projeto de lei 1.676/99, do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), que sugere a tradução das palavras estrangeiras para o Português em documentos públicos e de veículos de comunicação. Para se tornar lei, a proposta precisa passar ainda pelo plenário da Câmara.
O deputado do DEMO e réu confesso do milionário roubo do Banco do Brasil, Ruy Muniz, foi capa da última edição da revista Tempo. Na entrevista, ele deu a entender, entre outras bolas fora, que o crime compensa. Perguntado sobre que conselho daria a um jovem que esteja pensando em roubar um banco utilizando a internet, respondeu, na maior desfaçatez: “eu perguntaria se ele tem conhecimento técnico para isso”.
Faz muitos anos que o Brasil se vangloria de não ter tornados nem terremotos. Itacarambi, no Norte de Minas, deu a resposta. Sofreu abalo sísmico de 4,9 na escala Richter. Destruição de casas, pavor entre a população e uma criança morta. O povo quer saber o que acontece em Minas. Leite falsificado - soda cáustica. Tucanoduto, mensalão mineiro do Azeredo, imprensa comprada... E veio o final de semana e a pesquisa "O senador larápio de cofre público Eduardo Azeredo, (PSDB) tem 24% das intenções de voto e lidera a corrida para o governo de Belo Horizonte".... Foi demais para nóis uai. Ninguém aguenta isso não...
Várias autoridades visitaram a área atingida por um tremor de terra na madrugada do último domingo (09), na comunidade de Caraíbas, município de Itacarambi, Norte de Minas.
A comunidade de Caraíbas, situada a 35 quilômetros da cidade norte-mineira de Itacarambi, entrou em pânico na madrugada deste domingo, após viver o segundo tremor de terra no intervalo de 60 dias. Desta vez, os tremores tiveram intensidade de 4,9 graus na escala Richter. O povoado de Caraíbas, epicentro do novo tremor, é uma pequena comunidade de agricultores e está localizada no distrito de Vargem Grande, na região do Vale do Peruaçu – o mais importante sítio arqueológico do Estado de Minas Gerais. O Vale do Rio Peruaçu abriga mais de 140 cavernas e tem solo instável em alguns locais. O Rio Peruaçu é afluente do São Francisco. 
O projeto de lei que institui o dia 20 de novembro como feriado municipal em Montes Claros, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, na última quinta-feira, 6. Com este ato, a Câmara Municipal de Montes Claros reconhece a luta do povo negro e reitera a importância de Zumbi como herói nacional, seguindo o exemplo de 267 cidades do Brasil.
SAIA JUSTA - Não saiu na imprensa nenhuma linha do pito que o ex-líder de Collor levou em Brasília, do prefeito Athos Avelino, na frente de Lula, Zé Alencar, Elbe Brandão e mais um punhado de gente.
O prefeito Athos Avelino anunciou ontem, 5, mudanças na Secretaria de Comunicação e Articulação Institucional. O atual secretário, Paulo Ribeiro (foto), comunicou ao prefeito sua decisão de deixar o governo por motivos de ordem pessoal. Para substituí-lo, o prefeito convidou o jornalista Sidney Cruz. Sidão, como é mais conhecido, já respondeu pela Gerência de Comunicação na gestão de Mário Ribeiro (1989 a 1992). Atualmente ele exerce a função de assessor jurídico na Secretaria Municipal de Saúde. Cruz assume a Secretaria em janeiro. O mês de dezembro será um período de transição, fase em que o futuro secretário receberá as orientações e informações acerca da Secretaria de Comunicação e Articulação Institucional. O prefeito Athos Avelino avalia que a escolha se deu de forma natural. “Levamos em conta a experiência de Sidney Cruz e o fato dele já fazer parte da administração”, disse. O prefeito destacou o trabalho de Paulo Ribeiro na implantação da Secretaria Municipal de Comunicação e Articulação Institucional e na reformulação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. À frente dessa última, ele viabilizou a criação do Parque da Lapa Grande, a construção do Centro de Referência em Gestão Ambiental, idealizou a Lei do Ecocrédito e incluiu na licitação do transporte coletivo o “Vale-Verde”, para propiciar lazer à população, que passará a ter ônibus de graça nos finais de semana.
O prefeito de Montes Claros, Athos Avelino, participou do Encontro Metrópoles – América Latina e Caribe, que começou segunda-feira, 3, e termina amanhã, quarta, 5, no Espaço Municipal de Eventos, em Belo Horizonte. O encontro, primeiro grande evento da Prefeitura de BH a ter transmissão simultânea pela internet, está sendo acompanhado em tempo real por secretários e técnicos da Prefeitura de Montes Claros, em conectividade com a capital e demais cidades-pólo de Minas Gerais. O encontro reúne representantes de mais de 50 cidades latino-americanas. O seminário debate quatro temas de interesse das grandes cidades e capitais latino-americanas e caribenhas: segurança pública, mobilidade urbana, reabilitação urbana e questão de resíduos sólidos. A proposta é compartilhar experiências exitosas, encontrar pontos comuns na adoção de políticas e estabelecer fóruns e espaços para a troca de informações para a adoção de práticas administrativas em cidades que têm problemas e interesses comuns. Para acompanhar e participar dos debates, a Prefeitura montou estrutura na Sala Geraldo Freire, com a presença de profissionais da educação, empresários, técnicos e estudantes. A presença de Athos Avelino no encontro demonstra o reconhecimento da importância de Montes Claros no cenário mineiro e internacional, uma vez que lidera uma região com mais de 1 milhão de habitantes, onde está instalado o Jaíba, maior projeto de irrigação da América Latina.
A Revista ISTOÉ revelou com exclusividade, os documentos do Mensalão Mineiro. A ISTOÉ teve acesso a uma série de documentos bancários que confirmam a presença do ex-ministro Walfrido dos Mares Guia no Mensalão Tucano.
Caiu como uma bomba a pesquisa do Datafolha, divulgada nesse domingo (2), sobre o favorito para suceder Lula. O governador mineiro aparece em oitavo lugar na intenção de votos, em um levantamento feito em todo país pelo instituto. A margem de erro da pesquisa é de 2%. Foram entrevistadas 11.741 pessoas em 390 municípios de 25 estados da federação. A metodologia utilizada foi a mesma adotada nos períodos pré-eleitorais. Como então explicar o fraco desempenho do governador mineiro, já em seu segundo mandato frente ao governo? Principalmente porque vem maciçamente ocupando a mídia, através de um denominado “planejamento estratégico”, executado por mais de duas centenas de profissionais espalhados pelas diversas agências de propaganda contratadas. A verba de publicidade anual do Governo de Minas, levando-se em conta as estatais Codemig, Cemig, Copasa e outras verbas de campanhas das diversas secretarias estaduais, chega a uma quantia superior a R$ 80 milhões de reais. A causa do mau desempenho do governador seria a escolha de uma estratégia errada pelos comunicólogos que, desta forma, estariam impedindo a propagação de uma boa imagem do governador mineiro para o restante do país? Evidente que não. A qualidade das peças divulgacionais, desenvolvidas pelas agências, é de nível internacional. Com relação ao valor da verba destinada à divulgação, a grosso modo e suficiente, alguns a consideram exagerada. (...) Mesmo gastando R$ 80 milhões por ano em publicidade, por que o governador mineiro aparece tão mal situado na pesquisa? A resposta, se independente, é simples... Em Minas, como no resto do país, a publicidade do governo ao invés de fazer bem ao governador tem o descredenciado. É preciso que se diga a verdade: “A maioria absoluta da opinião pública nacional enxerga, na publicidade feita pelo governo mineiro, uma forma de comprar o silêncio da imprensa”. (...) Minas sumiu da mídia nacional. Há mais de dois anos não se produz qualquer material jornalístico nas redações de rádios e televisões mineiras que formam rede nacional. Sabem por quê? Medo. É isso mesmo, medo. O último jornalista mineiro que fez uma reportagem a respeito do tráfico de drogas na região denominada Lagoinha, em Belo Horizonte, foi posto na rua. Embora diante do gigantismo dos custos de um grande jornal, de uma TV ou rádio, além da inexistência de outros anunciantes no estado, temos que afirmar ser o comportamento da imprensa mineira um suicídio. A não publicação ou divulgação, pelos considerados “grandes veículos” da imprensa mineira, da pesquisa Datafolha é sinal que todos sentiram o golpe. Texto retirado do site: www.novojornal.com.br