Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

8 de fev. de 2008

PT 28 ANOS

*Albano Silveira Machado
Um dos principais atores sociais na história da construção democrática do Brasil está fazendo 28 anos de fundação, neste domingo, 10 de fevereiro: é o Partido dos Trabalhadores. O PT foi forjado nas lutas democráticas contra a ditadura militar, no novo movimento sindical dos anos 70, na fermentação das Comunidades Eclesiais de Base e no acúmulo de experiências dos movimentos populares e da esquerda brasileira, principalmente na segunda metade do século XX.
Nasceu diferente, de baixo pra cima, na organização horizontal de seus Núcleos de Base, na discussão e definição popular de seus horizontes, na defesa da democracia, na opção preferencial pelos pobres, nos propósitos de organização e representação dos anseios dos trabalhadores, na luta pelo socialismo, expostos no Manifesto de fundação e na Carta de Princípios.
Suas lideranças surgiram dos sindicatos, dos movimentos comunitários, das bases da Igreja progressista, dos intelectuais engajados em causas de libertação dos povos, dos estudantes, daqueles que não tinham vez, nem voz. Incentivou os setores sociais a se organizarem e orientou seus militantes a contribuírem com a construção da CUT – Central Única dos Trabalhadores, na reorganização da UNE – União Nacional dos Estudantes, no fortalecimento de entidades como OAB, CNBB, no apoio ao MST, etc.
Veja AQUI o artigo completo de Álbano
* Albano Silveira Machado é psicólogo social, jornalista e especialista em Gestão de Políticas Públicas.

Um comentário:

Daniel Pearl Bezerra disse...

Convido a todos a assistirem ao novo vídeo do blog Desabafo País: "MÍDIA ESGOTO - SERRACARD e FHC CARD". Imperdível:
http://br.youtube.com/watch?v=BNP7Bzya0Nw

ou http://desabafopais.blogspot.com/
Um abraço, Daniel Pearl - editor. (Prêmio iBEST – blog/político)
Permissão para divulgação em seus blogs e sites.