Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

19 de jan. de 2009

O gato comeu a língua do menino falador

*Lucreciano Rocha
Este título e os demais fragmentos foram tirados do poema O CIRCO DOS HORRORES que eu escrevi num momento de angústia e grande decepção com a política, muito parecido com o que vivi naquela fatídica reunião do PT de Montes Claros que deliberou pela participação no governo Tadeu. Estranharam a minha participação silenciosa, perguntando se o gato havia comido a minha língua e exigindo de mim, uma maior participação no debate, além do voto NÃO declarado em bom. E eu pergunto qual debate?
Recorro a outro trecho do poema para retratar a minha perplexidade naquela torre de babel: O BOBO DA CORTE MARCOU BOBEIRA E A MULHER BARBADA DEIXOU CAIR A MÁSCARA. (Um verdadeiro circo com todo o respeito que a comunidade do circo merece). Por isso preferi o silencio naquele “debate” de cartas marcadas onde a decisão se dava por outras vias.
Riobaldo Taturana, personagem de Guimarães Rosa, quando foi escolhido para comandar o bando, sentiu o peso da responsabilidade, e comentou: “Moço”! Ali eu vi que estava aprendendo a lidar com o brinquedo do mundo. Esse peso faltou aos companheiros petistas que agiram movidos por interesses tão miúdos e a história vai cobrar caro por essa imprudência.
Maquiavel enumera quatro formas para se chegar ao poder: por herança, pelo crime, pelas armas com virtudes alheias e pelas armas com nobreza. O PT, sem vocação para o crime, sem armas e sem direito adquirido por herança, inventou uma nova via: o oportunismo vicioso e irresponsável.
Perdemos a melhor oportunidade de tirar lições da coligação anterior, fazendo avaliação criteriosa capaz de balizar alianças futuras. Ainda não aprendemos a lidar com o brinquedo do mundo, deixando o desejo de poder imediato sobrepor ao nosso projeto. OS POMBOS DO MÁGICO VOARAM E O CUIDADOR DESCUIDADO ESQUECEU DE DAR ÁGUA AOS URSOS .
A reunião de 31 de Janeiro poderá ser de grande valia e até reorientar o partido a retomar seu caminho. Apontando uma saída honrosa para a crise, com uma participação crítica e os interesses partidários acima das ambições pessoais.
Eu acredito que já estamos maduros o suficiente para entender que o poder é passageiro e despensa malabarismos. Estamos agindo como um menino birrento, que após um domingo no parque, volta chorando, só porque o pai não levou à roda gigante pra casa. Meu poema termina de forma melancólica: NÃO HÁ MAIS FILA NEM FILAÇÃO NEM FILARMÕNICA. Mas o glorioso partido dos trabalhadores é maior que o circo e certamente gozará de melhor sorte e eu quero estar contribuindo além de votar.
Se o gato devolver minha língua.
*Filósofo, professor e membro Diretório Municipal do PT de Montes Claros

8 comentários:

Anônimo disse...

O PT é a nova prostituta da política local.
Que decepção, vergonha por ter caminhado tanto com esse Partido...

PICOS NEWS disse...

Antinio, vc é fraco, os ratos são os primeiros a abandonarem o navio, ta com vergonha do pt? pois vá pro PSDB ou DEM, militante desse naipe não faz a menor falta. Vou lhe fazer uma pergunta, qual partido é melhor que o PT? visite www.ptpernambuco.blogspot.com

Anônimo disse...

É Lunga,

Competir com MM do Vir é covardia; O negócio dele é empregar os irmãos (1 na prefé, uma ezurba e mais uma e o cunhado nas obras da cula)e seus amigos de DF. PoR isso, ele não deve voltar e também poque o Jadeu não quer. a sua fama é a pior possívil. Nada andou com ele. Sem falar dos narcisista (tinha 4), dos clementinos (tinha 2)( esse é de perder a conta), dos rameiros ( esse é de perder a conta),, todos tinham uma boquinha e querem continuaR.

Anônimo disse...

Vi seu comentário e tivi uma duvida. A Esurb não é um orgão para fazer obra para a prefeitura sem licitação? Outra tapar buraco é emrgencia? Tem gente correndo risco de vida nos buracos? Desse geito, qualquer coisa é emergencia. E a esurb, então vai acabar, porque ela so tai porcausa dos buracos da cidade. A diretora nomeda saiu na primeira semana. Quem sabe o sec saude, que já endente tanto de lixo, nãi vai pra la. La vem vem mais desemprego. E a empresa particular vai fazendo tudo sem licitação. E será que é sugesta do sec. joão henrique jacaré ou o do quase Maiado? E o promotor público, cadE.

Lingua de Trapo disse...

É xará, esses casos que pareciam endêmicos estão se tornando epidêmicos. Uma hora destas uma decantação há de ser processada, pois os limites do pragmatismo foram extrapolados e muito.

Álbano Silveira Machado disse...

Belo texto, Lucrécio!
O gato não comeu sua língua nem o rato roerá sua consciência, que parece ter evaporado pra maioria dos companheiros petistas.

Anônimo disse...

Em 1989, conheci uma militante do PT, que andava de boina e camisa de Che Guevara, na época dizia que eu era ultrapassado vontando em candidato de direita ( Votei em Mario Covas no primeiro turno e anulei meu voto no segundo) e que o bom mesmo era o PT, partido unido pelos ideais socialistas! O partido do povo, da classe operária, da honestidade, do futuro! Bem, essa militante virou dondoca adora fazer compras no shopping e atualmente funcionária contratada da Prefeitura e eleitora incondicional de Tadeuzinho malvadeza! Como as coisas mudam!

Anônimo disse...

Caro Lucrécio,

Um partido que a nível nacional:
1 - Expusa 04 parlamentares do calibre de Babá, João Fontes, Luciana Genro e Heloisa Helena;
2 - Que fez toda aquela baderna do mensalão;
3 - Que os seus parlamentares renuncia a todos os seus principios até então sustentados quando não era governo para aprovar a continuidade da CPMF;
4 - Que entrega a prefeitura de BH de mão beijada ao Aecim;
5 - Que se alia ao Pflê (DEM) PSDB PP em vários municipios sem fazer a menor cara feia;

Um partido que a nível local: (que a nível!! Êta coisa feia mas tô escrevendo assim mesmo)
1 - Não consegue se entender e articular e mesmo tendo boa votação para deputado estadual na cidade, deixa que o primeiro deputado estadual eleito do PT, no norte de minas seja de Manga;
2 - Perde 02 cadeiras na câmara municipal (Aldair e Sued), em função da eleição de Athos do PPS, e mesmo ocupando secretarias e cargos estratégicas no governo Athos(digo Athos porque o PT não apitou em nada) não conseguiu e nem quiz se impor como partido fazendo proposições, e marcando posições com um objetivo de fazer um governo democratico e popular, voltado para os interesses dos trabalhadores;
3 - Que tem como militante figuras que são VERDADEIROS CORONÉIS há mais de 20 anos em sindicatos de trabalhadores, sindicato este onde são proibidas as filiações e participação de trabalhadores que não são da sua panela;
4 - E por ai vai ....

Caro companheiro, não me diga que você esperava posicionamento diferente do diretório do PT, foram extremamente coerentes com o que o partido é hoje no cenário politico nacional e local.