Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

12 de jan. de 2009

Alto Belo realizou sua 27ª festa de folias de reis

Aconteceu neste último final de semana, a Festança de Alto Belo, que é a maior e mais autêntica festa de folia de Reis do Brasil. A fama da festa é associada principalmente ao músico e compositor Téo Azevedo.
A importância desse artista para a cultura sertaneja do país é enorme. Ele é considerado o músico vivo com o maior número de músicas compostas, em torno de 1500 gravações. Já gravaram as suas obras artistas como Luiz Gonzaga, Sérgio Reis, Zé Ramalho, Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico e outros tantos.
Neste ano a atração da festa foi marcada pele seguinte programação:
Sexta feira, 09 de janeiro de 2009
Levantamento do mastro de Santos Reis Festeiro; giranda de fogos de artifício e presépio vivo; Hino Nacional tocado na rabeca por Júnior Botelho dançado por Ana Cláudia Azevedo; apresentação do Terno da Folia de Reis de Alto Belo; encontro de 10 Ternos de Folia do Norte de Minas e Vale Jequitinhonha, além do encontro de solistas de viola caipira: Junior Botelho, Erison Pimenta, João Pedro,Orquestra de Violeiro Luar do Sertão, Sinval de Gameleira, Rodrigo Azevedo, Arnaldo de Freitas (Ligeirinho – SP) e Adão da Viola. O encerramento da noite ficou por conta do forró pé-de-serra para ouvir e dançar com o Trio Pequizeiro e a cantora Valéria Pimenta.
Sábado, 10 de janeiro de 2009
Terno de Pastorinhas Altobelense; grupo de danças Calanguê; corridas de jegue, porco, cachorro, galinha, cavalo de pau, de costas e carrinho de mão; encontro de grupos de danças juninas; terno da Folia de Reis de Alto Belo; atrações variadas: Valdo & Vael, Fernanda Azevedo, Rodrigo Azevedo, Téo Azevedo, Marimbondo Chapéu (rabequeiro), Charles Boa Vista & Carlos Maia, Herberth Lincoln, Wilmar de Oliveira & Jorge Nélson - BH, Rodrigo Mattos & Praiano, Teatro de Mamulengo “Presepada” Chico Simões Brasília/DF, Carlos Gomes & Ivania Catarina, o Couboy Caipira deSão Paulo e o Forró pé-de-serra para ouvir e dançar com Zé Lú & Trio Pequizeiro, com a participação especial de José Fábio.
Domingo, 12 de janeiro de 2009
Terno de Pastorinhas Altobelense e grupo de danças Calanguê; missa campal celebrada pelo Pe. Antônio Brígido, com a participação especial da Igreja Católica de São José de Alto Belo e o Terno da Folia de Reis de Alto Belo; homenagem a Godofredo Guedes – Espetáculo “Ùltimo Choro”Balé de Câmara de Montes Claros; Wilson Dias, teatro de mamulengo “Presepada” Chico Simões; Brasília, Leyde & Laura de SP; Billy Nelson; Além de Afonso Pimenta & Moisés Pimenta, Marcílio Diniz, Cecílio Bocaiuva, Andelson Cardoso, Ariedson & Renan, Irene, Nenen e Toni Agreste, Dino Reis & Adrione.
Durante os três dias de festa houve diversos concursos, com prêmios para o melhor mentiroso, melhor imitador de personagens da região, melhor contador de causos, melhor imitador de Téo Azevedo, a risada mais engraçada, maior roedor de pequi, maior chupador de manga, maior chupador de limão sem fazer careta, mais rápido comedor de farinha sem entalar a garganta, maior roedor de rapadura, melhor prato feito com o pequi e suas variedades, campeonato de jogo de truco, feira de artesanato e comidas e bebidas típicas e mostra de Literatura de Cordel.

A Festa de Alto Belo é realizada sempre no primeiro fim de semana após o Dia de Reis (6 de janeiro), e consegue atrair diversos artistas conhecidos e respeitados no meio da música sertaneja. É a oportunidade de testemunhar uma celebração autêntica, já que ela é organizada por alguém que está diretamente envolvido com a cultura local.

O distrito de Alto Belo fica localizado no município de Bocaiúva, a menos de 50 km de Montes Claros.

Nenhum comentário: