Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

15 de set. de 2010

ILHA DO JENIPAPO ACOLHE O 5º ENCONTRO - VAZANTEIROS EM MOVIMENTO

As comunidades Vazanteiras, que vivem as margens do Rio São Francisco, vão realizar o 5º Encontro VAZANTEIROS EM MOVIMENT0 - POVOS DAS ÁGUAS E DAS TERRAS CRESCENTES, na Ilha do Jenipapo, em Itacarambi, Norte de Minas.
O objetivo do Encontro é apresentar as ações em andamento e elaborar propostas conjuntas com vistas à regularização e o desenvolvimento dos territórios Vazanteiros a partir da perspectiva da revitalização sócio-ambiental do Vale do São Francisco.
As atividades terão inicio amanhã, dia 16 de setembro, às 9h, com acolhida, reflexão e celebração às margens do Rio: a conservação ambiental a partir da convivência com o rio e seus ecossistemas.

Às 14h, história da caminhada: o que estamos fazendo e principais desafios, coordenados por Carlos Dayrell (CAA/NM) e Zilah Matos (CPT).
Logo após, será debatida a temática “Regularização dos Territórios Vazanteiros na perspectiva da vitalização do São Francisco” com a colaboração de Rogério Veiga Aranha da Secretaria de Patrimônio da União/MG e Danilo Prado, INCRA/MG e mediação de Cláudia Luz/UNIMONTES.
À noite, haverá exibição do filme Conversando com o Rio, produzido pela Comissão Regional de Povos e Comunidades Tradicionais e CAA/NM e outras apresentações culturais.
No último dia do encontro, a partir das 8h, será promovido debate sobre a Revitalização Sócio-ambiental do São Francisco, com representantes da Promotoria do São Francisco, Comissão Especial Direitos Humanos, Procuradoria Federal, ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e Povo Xakriabá.
Às 10h, está previsto trabalho de grupo e, em seguida, plenária para planejamento de ações conjuntas. O encerramento será marcado com almoço, regado a iguarias típicas da região.
Zilah Matos acredita que a partir deste encontro as comunidades vazanteiras sairão fortalecidas para seguir ,de forma mais articulada, a luta pelo território.
Carlos Dayrell acrescenta que as reflexões sobre a revitalização sócio-ambiental do Rio colaborarão no fortalecimento das estratégias de desenvolvimento do território vazanteiro.
O encontro será coordenado pelas Comunidades Vazanteiras, Comissão Pastoral da Terra e Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas.
Assessoria de Comunicação Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM)

Rua Anhanguera, 681, Cândida Câmara Montes Claros - MG - Telefone: 38-3218-7700

Nenhum comentário: