Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

17 de set. de 2010

Efeito Hélio Costa: Brasil é lanterna na posse de Internet e computador

Quase 40% dos domicílios do país têm computador, enquanto web chega a 31%
Posse de computador seguiu o mesmo caminho da web, alcançando 39,3% dos lares urbanos

O uso de computadores e o acesso à Internet dobraram no Brasil entre 2004 e 2009, mas o país ainda continua na lanterna quando o assunto é tecnologia. É o que mostra a Síntese de Indicadores Sociais, divulgada nesta sexta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Seis anos atrás, só 14,2% das casas tinham acesso à rede. Esse número passou para 31,5% no ano passado. A posse de computador também seguiu o mesmo caminho da web, alcançando 39,3% dos lares urbanos. Na Coreia do Sul, Japão e em boa parte dos países europeus, a média de domicílios com PCs é superior a 75%.
O IBGE considera os dados sobre difusão de tecnologia da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), que reúne os 30 países mais industrializados, de 2008. Para esse grupo de países com estatísticas disponíveis, o Brasil ganha apenas do México, onde 26,1% dos domicílios têm acesso a esse bem.
No caso da Internet, o Brasil supera também a Grécia, que é o penúltimo país no avanço tecnológico do grupo – só ganha do México, diz o IBGE.
"Quanto ao acesso à internet, o investimento a ser realizado é ainda maior, com atenção à oferta do serviço a preços acessíveis, como ocorreu no caso da telefonia celular".
Uma pesquisa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) mostrou que quase 5 milhões casas brasileiras têm computador mas não estão ligadas à web. O estudo mostrou que o número de lares com computador atingiu seu pico de crescimento desde o início da pesquisa, mas o acesso à rede não acompanhou o fenômeno. De acordo com o estudo, "nota-se aumento na proporção de domicílios com computador, mas sem acesso à Internet, demonstrando que o custo do acesso à rede ainda é elevado".
E a maior parte das casas conectadas no Brasil (66%) usa internet em banda larga. Os pesquisadores dizem que, "apesar de se concentrar nos domicílios economicamente mais favorecidos, a taxa de crescimento anual mostra que a população com menor renda possui cada vez mais esse tipo de conexão".

Nenhum comentário: