Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

21 de mai de 2010

Produtos dos camponeses se destacam no Congresso Nacional da CPT

Os 900 participantes do III Congresso Nacional da CPT estão tendo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a importância da biodiversidade, a preservação dos territórios e a resistência camponesa em todo território nacional. Mas, além disso, durante os intervalos é possível conhecer e adquirir produtos de todas as regiões do país, em pequenas bancas instaladas no bosque do Colégio São José Marista em Montes Claros (MG).

No local são encontrados produtos diversificados e com preços acessíveis, produzidos por trabalhadores e trabalhadoras rurais, indígenas e quilombolas. Diretamente do Ceará vieram as cestarias e acessórios feitos com palha e tecido. Outra banca traz o artesanato das quilombolas do cerrado mineiro, que utilizam os elementos da natureza em sua confecção, como sementes, folhas, galhos e cascas, formando lindos quadros e painéis.

Da Paraíba tem o sabonete de aroeira, remédio da medicina alternativa para amenizar a sinusite, e a pomada multiervas, além de acessórios indígenas, como brincos, colares e pulseiras. Do Pará tem os cheiros e ervas típicas. Ainda é possível encontrar o mel e doces típicos, a exemplo da rapadura.

Os agricultores também têm a oportunidade de escolher entre 36 tipos de sementes e algumas mudas, que foram trazidas pelo pessoal de Minas Gerais. Também há uma banca da capital mineira que trouxe livros, jogos de cálices feitos com o pau-brasil e tecidos peruanos, bolivianos, africanos e brasileiros.

A delegação de Alagoas está vendendo bonés da CPT e camisas de eventos já realizados pela Pastoral. O Tocantins trouxe o anel de Tucum, que representa o compromisso com a luta dos oprimidos, além de lenços da Romaria do Padre Josimo, realizada nos dias 8 e 9 deste mês, que teve como tema “Vidas pela vida, vidas pelo reino”.

Fonte: CPT
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leiam também:
- Quilombolas denunciam lentidão na demarcação dos territórios
- Senado aprova reajuste de 7,7% e o fim do Fator Previdenciário
- Tucano assustado procura vice estepe

- PF indicia irmãos Perrella, dirigentes da Raposa por enriquecimento ilícito.


- Crianças do Norte de Minas estão em condições precárias
- Norte de Minas revoltado com Anastasia

- Irã assina acordo nuclear proposto por Brasil e Turquia

Um comentário:

Anônimo disse...

Campanha ‘Eleição se ganha é no voto!”
http://www.tijolaco.com/?p=15748
http://www.tijolaco.com/wp-content/uploads/2010/05/legalidade2.jpg