Search

Compra de votos ou coincidências? - Onda vermelha - Bloco de esquerda e partidos de centro se fortalecem no Congresso - Lula, o preconceito dos poderosos e o complexo de "vira-latas" -Eleição termina em pancadaria em Fruta de Leite - Marina,... você se pintou? Câmara Municipal de Buritizeiro cassa mandato do Padre Salvador - Repercute suspeita de caixa 2 na campanha de Hélio Costa - Lula diz que imprensa brasileira gosta de publicar "notícia ruim" sobre o país - Bicheiro confessa que doou R$ 250 mil para o caixa 2 de Tadeu Leite - Diante das denuncias de corrupção e fantasmas na Prefeitura de Montes Claros, o jornalista Pedro Ricardo pergunta: Cadê o Ministério Púbico? - PT dá o troco no PMDB e abandona Hélio Costa - Caixa 2 pode inviabilizar campanha de Hélio Costa - Dilma dispara e abre 20 pontos - A nova derrota da grande mídia

24 de set. de 2006

Coluna Em Cima da Notícia - 24-09 Jornal de Notícias

TSE TUCANO
Os tucanos estão em festa. A alegria é geral no comando de campanha de Geraldo Alckmin. Nem o marketeiro sonhava fazer melhor campanha. Lá, ninguém esconde a satisfação de ter ganhado um reforço muito importante, a do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio Mello. Faltam apenas quatro dias do fim da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e o TSE, do Mello, primo do Collor, já condenou o presidente Lula à perda de mais de 40 minutos, em diversos processos. Já o presidenciável do PSDB, Geraldo, à perda foi apenas de dois minutos, por causa de uma propaganda com bonecos em que teria ridicularizado o petista.
SESQUICENTENÁRIO - O II Fórum Sociocultural debateu temas importantes relativos à formação cultural do norte mineiro, em especial, dos montesclarenses. Foram apresentados trechos da música feita para o Sesquicentenário de Montes Claros, com o Quarteto Alfa, do Conservatório Lorenzo Fernandes. Wanderlino Arruda falou sobre Cultura e Desenvolvimento, mencionando grandes nomes da cidade como Darcy Ribeiro, Hermes de Paula, Cândido Canela, Ivone Silveira e Amelina Chaves. Enquanto Antônio Avilmar, padre e filósofo por formação, foi incisivo em destacar que “é impossível um povo se compreender, se esse povo não entende sua própria história, suas próprias raízes”. Avilmar disse que é um equívoco pensar Montes Claros como um todo homogêneo em função da multiplicidade característica da própria ocupação da cidade. Ele condenou a intolerância que ainda persiste na mentalidade local e dificulta as relações sociais. “Diante da pluralidade de manifestações culturais da região, não podemos ter palavra absoluta. Os aspectos da nossa cultura não podem ser folclorizados, mas entendidos”.
NEGRITUDE - O Grupo Consciência Negra Tambores dos Montes, reúne hoje às 10 horas, para discutir a semana nacional da consciência negra, as eleições e o movimento negro. Local: rua Januária 245, centro.
SÓ FREUD EXPLICA! - O "ato falho" existe e serve para revelar o que realmente passa pela cabeça das pessoas. E das forças políticas. Quando FHC clama por um Carlos Lacerda e quando parte da imprensa compara Freud Godoy com Gregório Fortunato, convém aos apoiadores da campanha Lula entrar em estado de alerta. Para quem não lembra: Gregório Fortunato, "anjo da guarda" de Getúlio Vargas, foi acusado de ter planejado um atentado contra Carlos Lacerda. A Aeronáutica, que teve um de seus oficiais vitimado no atentado, montou uma investigação paralela para descobrir os responsáveis. Desde o início, o objetivo da investigação estava claro: derrubar Getúlio Vargas. Para furar o cerco, Vargas optou pelo suicídio, precedido da redação da famosa Carta-Testamento. Feito este lembrete, analisemos o comportamento do governo Lula: foi a Polícia Federal, dirigida por Paulo Lacerda, subordinado ao ministro Márcio Thomaz Bastos, quem prendeu duas pessoas acusadas de negociar a compra de um dossiê contendo informações relativas ao chamado escândalo das ambulâncias.

NOVO CONGRESSO
O nosso congresso de trezentos picaretas deve ultrapassar de quatrocentos. Paulo Maluf, Clodovil, Collor, Elizeu... e tantos outros se juntarão a ACM, Artur Virgílio, Efraim Moraes, Jorge Bornhausen, Heráclito Fortes... Neste caso, tem que fechar mesmo. Não vai fazer falta nenhuma.




CHEIRO DE GOLPE

Em 1989, usaram Míriam Cordeiro. Ex-namorada de Lula, ela apareceu na televisão para dizer ao Brasil que ele lhe pedira para fazer um aborto da filha que esperava dele. Em 1998, quase quebraram o país com a farsa da paridade do real com o dólar, com o mesmo objetivo: impedir a vitória de Lula. Menos de duas semanas após FHC ser empossado como presidente reeleito, a paridade acabou numa fogueira que queimou bilhões de dólares do país. Em 2002, tentaram novamente incutir na população o medo da eleição de Lula. A cotação do dólar disparou, o risco-país foi às alturas, novamente colocaram o país à beira do precipício. Só que não colou, e Lula se elegeu. Acharam então que ele não duraria muito. E quebraram a cara. Mas, quando estourou o "escândalo do mensalão", eles sorriram. Mas Lula se recuperou. Agora, com o dossiê dos Vedoin, tentam encurralar novamente o presidente e novamente Lula sairá ileso. (Foto quadrilha)

A MÍDIA TEM LADO SIM SENHOR!
Mais importante do que fiscalizar o debate eleitoral ou as denúncias de corrupção é analisarmos o comportamento da nossa mídia corporativa quando o assunto é política. Apesar de se venderem como "imparciais" e "isentos", está mais do que comprovado que a mídia tem sim lado, ideologia e partido - os quais podem variar de acordo com quem está mais alinhado à defesa dos interesses dos donos dos grandes meios de comunicação. (N Brasil, não mais do que uma dúzia de famílias). Se duvida, basta ler a Veja, o Estadão, O Estado de Minas, a Folha, O Globo...

COMITÊ - Para que serve o comitê de combate à corrupção de Montes Claros? Seu chefe mor vive na contra mão e defende todos os denunciados pelo próprio comitê. Escreve e distribui cartinha pedindo votos para os que mais cometem perversidades eleitorais e ainda faz até apologia ao crime... Sem nenhum preconceito com a idade, mas uma aposentadoria chegaria em boa hora. Ou melhor, ta passando da hora.
Enquanto isso...

CIÚME – A visita surpresa do governador em Janaúba deixou os deputados norte mineiros de biquinho pra lua. Menos a anfitriã Elbe Brandão, que mostrou prestigiada com o neto de Tancredo. Por isso mesmo que os demais torceram o bico e ficaram pê da vida com o governador e se sentindo desprestigiados.
IMPEACHMENT - Ele ressuscitou, junto trouxe os velhos argumentos, a mesma conversa fiada e a banalidade de sempre. Eu só posso estar falando do jegue do presidente da OAB, Roberto Busato. E adivinhem onde ele deu entrevista? No Estadão!. Busato disse que, depois das eleições de outubro, a entidade pode entrar com um pedido de impeachment contra o presidente Lula. Para ele, o momento revela a "decomposição moral da República".

UNIMONTES – Pesquisa interna e guardada a sete chaves, encomendada pelos opositores de Paulo César de Almeida, revela que o reitor é o preterido dos servidores administrativos e dos docentes, para continuar comandando aquela autarquia. Seguido por Tânia e Itagiba.

BIN LADEN TIFO - O jornal francês "L´Est Republicain" publicou que Osama bin Laden, líder da organização terrorista Al Qaeda, se fu. Ele teria morrido de tifo, deu, no jornal.

RESPONDA RÁPIDO: A bancada federal de minas é composta de quantos deputados? E a bancada estadual? Quantos senadores?
Resposta: 53 deputados federais, 77 deputados estaduais e 3 senadores,
Aelson Freitas, Eduardo Azeredo e Wellington Salgado (suplente de Hélio Costa). O senador Aelton Fretias, assumiu a cadeira em 2003, quando Alencar tomou posse na Vice-presidência da República. Nestes quatro anos destacou-se pela apresentação de curiosos projetos. Propôs alterar o nome do aeroporto de Uberaba, solicitou que a BR-50, entre Uberaba e Uberlândia levasse o nome de Chico Xavier, sem esquecer os votos de congratulações à Associação Brasileira de Criadores de Zebu ou a uma jovem que se destacou numa olimpíada de Astrofísica na Ucrânia. Evidentemente que não perdeu a possibilidade de uma viagem internacional. A jóia da Coroa é ser 'observador parlamentar' da Assembléia Geral da ONU, em Nova York. Como faz parte do baixo clero, acabou indo para Taiwan. Por isso, fique atento ao votar em senador e saiba primeiro quem é o vice, principalmente quando o titular ta na taba da beirada.

Nenhum comentário: