Hoje, o Senado Federal realiza sessão especial pela passagem dos dez anos do falecimento do educador, antropólogo, sociólogo e senador Darcy Ribeiro.
O requerimento para realização da homenagem, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi aprovado pelo Plenário no último dia 13.
Relator no Senado da matéria que deu origem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB (Lei 9.394/1996), Darcy coordenou a discussão no Congresso Nacional e deu forma à lei. Sancionada em dezembro de 1996, ficou conhecida como Lei Darcy Ribeiro.
Darcy Ribeiro deu atenção à qualificação do Magistério. Uma contribuição essencial foi a criação dos Institutos Superiores de Educação (ISEs), dedicados à formação de professores. Segundo a LDB, cabe aos ISEs oferecer o curso normal superior para formar professores de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Semelhantes ao antigo normal do nível médio, eles propiciam um estudo mais amplo e aprofundado, como num curso universitário. Esse investimento era, segundo ele, essencial à melhoria da educação.
"Um professor bem preparado, estimulado e provido de um mínimo de material didático foi sempre uma peça-chave nas escolas que alfabetizaram o mundo", dizia o educador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário