Search
2 de out. de 2006
Raça forte
Lula tem 46 milhões de votos e PT é o mais votado do país
Os 96 milhões de eleitores brasileiros que compareceram às urnas no último domingo não realizaram o sonho do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), que, em meio à crise de 2005, expressou seu desejo de “exterminar a raça” do PT.
Ao contrário, o partido mostrou, nestas eleições, que continua tão forte quanto antes. Na disputa presidencial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não liquidou a fatura no domingo, mas foi o primeiro colocado, com 46.662.365 de votos – quase 7 milhões a mais do que seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), o candidato que se coligou ao PFL de Bornhausen e que teve apoio majoritário da imprensa.
Nos Estados, o PT elegeu quatro governadores já no primeiro turno (BA, AC, PI e SE) e poderá fazer mais dois no segundo (RS e PA). Hoje, são apenas três.
Além disso, o partido foi o que obteve o maior número absoluto de votos para a Câmara Federal em todo o país: 13.989.859. Com isso, o PT fez a segunda maior bancada da Câmara, com 83 deputados eleitos (mesmo número atual), perdendo apenas para o PMDB – beneficiado, neste caso, pelos critérios de proporcionalidade.
Leia também:
PT mantém cadeiras na Câmara e faz a segunda maior bancada
Primeiro turno: PT e aliados saem vencedores em sete Estados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário