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25 de set. de 2006
VALTER POMAR
Veja, um panfleto tucano
A edição 1975 da revista Veja é um caso típico de "liberdade de empresa": não se trata de uma revista, não se trata de jornalismo, se trata apenas de um panfleto eleitoral a serviço do candidato preferido dos proprietários da editora Abril. Um panfleto, não: 1.252.978 panfletos!
A começar pela capa, que traz uma ilustração onde Lula tem os olhos encobertos pela faixa presidencial. Ou seja: o presidente que nada vê. A "Carta ao leitor" faz uma síntese das principais teses da revista, a saber: a eleição presidencial ocorrerá sob a sombra de um escândalo cuja conseqüência mais trágica poder ser até a anulação do resultado das urnas.
A técnica editorial é clara: da página 60 até a página 79, Veja faz um noticiário policial, para convencer o leitor que o PT é uma quadrilha. Quando o leitor foi hipnotizado por esta tese, Veja apresenta as opiniões de Marco Aurélio Mello e de Célio Borja sobre o caso.
Leia a matéria completa.
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